A noite da sexta-feira, 13, marcou a abertura da 2ª Teutoberfest. Com o objetivo de valorizar a cultura germânica, o evento vai até o domingo, 15, com atrações culturais e gastronômicas. A festa ocorre no Pavilhão Multiuso, no Centro Administrativo, com entrada gratuita.
Os Jogos Germânicos prometem mobilizar as comunidades e entidades. São 12 modalidades, nas categorias masculina, feminina e mista – serra de duas pontas, pregos na tora, batalha germânica, cabo de guerra, circuito de carrinho de mão, corte de lenha com machado, corrida de saco, esqui humano e pau de sebo. A etapa classificatória ocorre na tarde deste sábado, 14, enquanto as finais são na manhã do domingo.
Outra das marcas da festividade é a culinária típica alemã. Uma oficina para ensinar o preparo do lebkuchen, uma bolacha feita com pão de mel, será aberta ao público. Pratos como bolinho de batata, calça virada, cuca e linguiça serão preparados pelas comunidades do interior. “Cada uma com uma especialidade. Não terá nada de outros tipos de culinária”, diz a secretária de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Glaci Kunzler Dickel.
Ainda na manhã da sexta-feira, a equipe responsável pela montagem dos cenários e da parte técnica trabalhava para que tudo ficasse pronto para o início do evento. “A chuva dos últimos dias atrapalhou essa parte do trabalho”, explica a secretária.
A expectativa é de grande público ao longo do fim de semana. “Os visitantes podem esperar muita alegria”, comenta Glaci. A decoração, nas cores das bandeiras da Alemanha – preto, vermelho e amarelo – e de Teutônia – verde, vermelho e branco – foi feita por voluntárias, que trabalharam desde o meio do ano com os materiais.
Nova corte
O novo trio de soberanas que representará Teutônia nos próximos dois anos foi definido após a abertura. Luísa Müller, 24 anos, do bairro Centro Administrativo foi escolhida rainha. A 1ª princesa é Amanda Francine Bayer, 23 anos, do bairro Languiru. E a 2ª princesa é Xaiane Cardoso Miguel, 20 anos, do bairro Canabarro. A melhor torcida eleita foi da candidata Marieli Datsch. Elas substituem Fernanda Kolling, Kelly Hentges e Viviane Lagemann, que estiveram no posto entre 2019 e 2023.
Foram 11 candidatas, que desde agosto estiveram em preparação, com atividades de integração, palestras, conhecimento histórico e cultural, dicção e oratória, entre outros.