O município de Encantado continua com 13 famílias abrigadas no Parque João Batista Marchese e na Creche do Navegantes. De acordo com o prefeito Jonas Calvi, essas famílias devem ser realocadas para a antiga escola do Lago Azul, espaço em reestruturação para melhor abrigar essas pessoas.
“O Berçario Industrial do Lago Azul foi criado para instalar pequenas empresas, mas devido ao ocorrido da enchente, nesse momento, temos um destino melhor, vamos acomodar essas famílias desabrigadas. Estamos limpando o espaço, trocando portas, fazendo pintura e, tudo indica, na próxima semana já vamos ocupar o espaço abrigando essas famílias”, conta Calvi.
Ele destaca, também, que outra escola está sendo avaliada para possível reforma e abrigo para mais famílias, além de casas provisórias e albergues do governo do estado.
Durante entrevista ao programa Frente e Verso, desta sexta-feira, o prefeito Jonas Calvi e o secretário de Assistência Social e Habitação, Fabiano Lemos falaram sobre a criação da secretaria e a nomeação de Fabiano como gestor da pasta. De acordo com o prefeito, várias secretarias atuavam juntas e, após a enchente, viu-se a necessidade de desmembrar a Assistência Social e Habitação das demais para que pudessem centralizar os trabalhos nesse momento que requer mais atenção.
“É um desafio enorme, nesse momento, em que nossa região passa. Buscar a relocação dessas pessoas, é uma cobrança, um pedido do prefeito que, quanto antes precisamos conseguir colocar essas famílias em ambientes confortáveis. Vai ser uma grande experiência e com a ajuda de todos vamos sair dessa”, revela Lemos.
Calvi destacou, ainda, a expectativa para comitiva para audiência na Câmara Federal na próxima semana. “Precisamos de resultados imediatos. Há mais de 40 dias da tragédia, pessoas atingidas, empresários, muito tempo já se passou. Precisamos de um plano de prevenção da bacia hidrográfica taquari-antas. Alguns convênios já estão sendo disponibilizados tanto do governo estadual quanto federal. Nossa expectativa é grande e que possamos voltar da audiência com boas notícias para nossa comunidade”, garante ele.
Assista a entrevista na íntegra