Um evento marcou a retomada da unidade de Roca Sales da Calçados Beira Rio nesta sexta-feira, 13. A cerimônia ocorreu em um dos pavilhões da indústria na área central da cidade, com participação dos funcionários e direção da empresa, além do governo Estadual, Federal, Assembleia Legislativa e prefeitura de Roca Sales.
A produção foi retomada menos de um mês após a enchente, com a manutenção de 550 máquinas e realocação de equipamentos das outras unidades da empresa do setor calçadista. Em Roca Sales são quase 800 empregos diretos e aproximadamente 1,1 mil indiretos nos ateliês da região. O atraso na enteega de produtos tem sido de, no máximo, 15 dias, mesmo com o prejuízo superior a R$ 30 milhões com a enchente.
O presidente da Calçados Beira Rio, Roberto Argenta, agradeceu as pessoas que auxiliaram no processo de limpeza e reconstrução da estrutura. Em seu discurso, ele cobrou a liberação de recursos para os municípios. “Quero saber o quanto veio de dinheiro, vieram pra cá de jatinho pra tirar foto e pelo que sei não chegou nada aos municípios”, afirmou.

Foto: Henrique Pedersini
Argenta também sugeriu a dragagem do Rio Taquari. O empresário afirmou que essa obra foi feira por ele quando foi prefeito de Igrejinha. Argenta também pediu que oa deputados tomem providência quanto a venda de mercadorias por empresas estrangeiras no Brasil sem cobrança de impostos. “Isso está dinamitando a indústria brasileira”, concluiu.
O prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana, enfatizou a decisão da empresa em manter as atividades no município. “Vamos deixar nossa cidade ainda mais bonita do que ela era”, complementa.
Líder do escritório do Governo Federal no Vale do Taquari, Maneco Hassen, citou as ações do Governo Federal para recuperar a capacidade de produção da região. “Ficaremos aqui até o último dia que for preciso para ajudar as pessoas, as empresas e os municípios”, afirma.
Secretária Estadual de Tecnologia e Inovação, Simone Stulp, disse que o Governo do Estado tem buscado apoiar as empresas atingidas no processo de reconstrução. “Seguir gerando emprego e desenvolvendo a região”, resumiu.
O presidente da Assembleia Legislativa do RS, Vilmar Zanchin, lembrou dos esforços dos deputados estaduais para liberar R$ 50 milhões ao Estado e municípios. “Nosso papel é ajudar a reconstruir todas as cidades que foram atingidas”, declarou.