Vale do Taquari é tema de mostra do Colégio Teutônia

Educação

Vale do Taquari é tema de mostra do Colégio Teutônia

Jovens pesquisadores desenvolveram seus estudos passando por eixos como tecnologia e inovação, economia e cooperativismo, educação, meio ambiente, sociedade e cultura

Vale do Taquari é tema de mostra do Colégio Teutônia
Comunidade escolar acompanha exposição de trabalhos de pesquisa dos estudantes do Berçário ao Ensino Médio do CT. (Foto: Rafael Mayer).

No período de 06 a 18 de outubro o Colégio Teutônia está realizando a IX Mostra Científica 2023. E a temática não poderia ser mais apropriada neste momento: “Vale do Taquari em sua diversidade”.

A vasta programação ocorre nas instalações do educandário, com os estudantes apresentando seus trabalhos de pesquisa em espaço preparado no Auditório Central, que “transborda em conhecimento”.

“O tema da Mostra nos comove, nos movimenta e traça paralelos com nossas vidas, de formas íntimas e múltiplas. Afinal, o Vale é um lugar ‘nosso’ e, ao tratarmos ele assim, colocamos significados especiais em nossas trajetórias com ele vivenciadas. Falar, refletir e pesquisar sobre o Vale do Taquari é uma forma de honrar o lugar que construímos e, também, de propor mudanças positivas”, destaca a coordenadora geral do CT, Andrea Wallauer.

Com esse tema central, os jovens pesquisadores desenvolveram seus estudos passando por eixos como tecnologia e inovação, economia e cooperativismo, educação, meio ambiente, sociedade e cultura. “Muitas pessoas se envolveram na tarefa de conhecer e reconhecer o Vale, num trabalho conjunto para problematizar, criar objetivos, métodos, hipóteses e coletar resultados, trazendo conclusões sérias e embasadas sobre a realidade e o futuro da região”, complementa o coordenador da Mostra, professor Rodrigo Marques Müller.

A programação envolve todas as turmas do CT, do Berçário ao Ensino Médio, com 95 trabalhos de pesquisa. O cronograma também conta com palestras sobre o turismo regional, atividades internas para as turmas e exposições sobre o mundo aquático, fotografias da região, ciência e fauna nativa do Rio Taquari.

Homenagem

A tradicional abertura cultural da Mostra Cientifica contou com a participação dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Coordenados pela professora Creise Steffens Baukat, eles trouxeram a apresentação “O Taquari que vale”, valorizando as características e cada um dos 36 municípios da região.

Na ocasião também foi apresentado o primeiro Hino do Vale do Taquari, com música e letra dos estudantes Isadora Mendel, Gabriele Kalkmann, Gabriel Zart, Guilherme Wahlbrink, Ticiana Planthold, Júlia Hilgemann e Fabiele Leonhardt, da 3ª série do Ensino Médio do CT. Eles foram homenageados, juntamente com a estudante Júlia Catharina Grösz, do 7º ano A do Ensino Fundamental, que desenvolveu o logo da Mostra nas aulas de Artes.

Na terça-feira (10), ocorreu a entrega oficial do Hino do Vale do Taquari ao presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT), prefeito de Estrela, Elmar Schneider.

“A Mostra Científica evidencia os conhecimentos colocados em prática, insere e aproxima estudantes pesquisadores de diferentes níveis do mundo da Ciência, contribuindo para a formação de agentes críticos, criativos e sensíveis, capazes de transformar positivamente a realidade”, ressalta o diretor do CT, Mauro Alberto Nüske, parabenizando estudantes, professores, funcionários e toda comunidade escolar pelo envolvimento e compartilhamento de conhecimento. “Tudo isso faz com que possamos acreditar na educação como instrumento da transformação de realidades.”

Hino do Vale do Taquari

Nas águas plácidas do Rio Taquari,
Um povo unido encontra sua raiz.
Fraternidade é o laço que une
E sente a união que faz mais feliz.
O Taquari é o reflexo da vida,
De um povo que sempre soube lutar.
Perseverança e trabalho duro
Foram força motriz para prosperar.
É com o poder da cooperação
Que caminhamos de mãos dadas.
Na direção de um futuro mais justo
Escrevendo com bravura as jornadas.
A união é a base desse povo
Que vem de geração em geração.
Gente que nunca deixou de sorrir,
Para os problemas, sempre achou uma solução.
No futuro, eu espero
O crescimento do meu Vale.
Mas sem deixar para trás suas origens
E que honra e esperança sempre exale.

Acompanhe
nossas
redes sociais