Empresas da construção civil buscam profissionais e investem na qualificação

ENTREVISTA | O VALE EM PAUTA

Empresas da construção civil buscam profissionais e investem na qualificação

Escassez da mão de obra pode estar associada ao trabalho informal, diz vice-presidente do Sinduscon

Por

Empresas da construção civil buscam profissionais e investem na qualificação
Daniel Bergesch, vice-presidente do Sinduscon (Foto: Rodrigo Gallas)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em entrevista ao programa O Vale em Pauta, da Rádio A Hora, desta quarta-feira, 11, o vice-presidente do Sinduscon, Daniel Bergesch, falou da dificuldade de contratação de profissionais capacitados na região.

“Ainda vivemos uma concorrência muito forte dentro da construção civil que é o trabalho informal, podemos dizer que é nosso principal ‘inimigo’. A construção civil informal expõe o trabalhar aos riscos que as empresas construtoras não oferecem como, por exemplo, os EPIs, não ter acompanhamento de um técnico de segurança e na hora da gente contratar um profissional que atua de forma informal, acaba nos gerando gastos muitos maiores e muitos não querem”, afirma.

Bergesch falou, ainda, do interesse de profissionais com faixa etária mais avançada. “Temos notado uma transformação bem significativa nos últimos anos. Muitos já aposentados estão voltando ao mercado de trabalho. Muitos jovens não estão querendo encarar a realidade de uma construção civil, pegar pesado”, conta.

Ele destacou ainda o trabalho intenso do Sinduscon desde a enchente. “Estamos diretamente ligados com o Sinduscon RS nos projetos de reconstrução de moradias para as famílias atingidas pela cheia”. Segundo ele, a chuva tem atrapalhado as obras de uma forma geral. “Setembro foi bem difícil, primeiro pela chuva e segundo, pois muitos trabalhadores da construção civil tiveram prejuízos na enchente”.

Acompanhe
nossas
redes sociais