O Governo do Estado iniciará, a partir da segunda quinzena de outubro, o repasse do dinheiro arrecadado pelo Pix SOS para microempreendedores individuais (MEIs), autônomos, artesãos, pescadores e pequenos agricultores de Encantado. Empreendedores afetados terão direito a R$ 2,5 mil para retomar seus negócios.
O prefeito Jonas Calvi se reuniu, nesta segunda-feira, 9, com representantes da Casa Civil e da Central Única das Favelas (Cufa) para alinhar os repasses. A Cufa centralizou o repasse para agilizar a transferência do Pix, já que a legislação impede que o governo transfira dinheiro diretamente para uma família que foi atingida pelas enchentes.
O pagamento será feito direto na conta bancária do empreendedor. “Em Muçum, já foram feitas as primeiras transferências e Roca Sales está passando pelo mesmo processo”, salienta a representante da Casa Civil, Mareli Vogel. É a secretaria estadual que comanda o comitê de repasse do Pix.
“Assim, que a lista for aprovada pelo comitê, as pessoas serão chamadas e logo depois receberão o benefício financeiro via PIX”, salienta Mareli.
Conforme dados do município, Encantado tem 1,6 mil autônomos e microempreendedores. O Governo do Estado estima que mais de 400 pessoas se enquadrem para o repasse do benefício. Mas, para o direito ao recurso, esses não podem ter sido contemplados por outro programa estadual ou federal.
Como se cadastrar
O cadastro pode ser feito de forma online ou presencial no Auditório Brasil, no Centro Administrativo Adroaldo Conzatti. Equipes estarão disponíveis nesta terça, 10, e quarta-feira, 11. Para se candidatar ao benefício é preciso acessar um link e responder ao questionário.
O formulário está disponível no site, Facebook e Instagram da prefeitura de Encantado. Em caso de dúvidas, o empreendedor pode vir ao Auditório Brasil e solicitar ajuda para preencher as questões.