O programa Bolsa Juventude Rural, do Governo do Estado, selecionou três jovens para receber recursos e desenvolver atividades agrícolas em suas propriedades. O programa estimula a permanência das novas gerações no meio rural, com a oferta de incentivos mensais a pequenos produtores.
Os jovens selecionados em Taquari foram os moradores de Amoras, Adrian Felipe Kunz, de 17 anos, e Rita de Cássia Momback, de 18 anos, ambos alunos do Instituto Estadual Pereira Coruja. Da localidade de Passo do Juncal, foi escolhido o projeto de Maurício Silva da Luz, de 17 anos, estudante da Escola de Ensino Médio Barão de Ibicuí.
Conheça os Projetos
Maurício investiu em uma tupia (aparelho de marcenaria) para a construção de caixas de abelha. Ele pretende ampliar a quantidade de caixas, que hoje é de dez unidades. Com a maior quantidade de mel, Maurício poderá comercializar o produto em feiras de agricultura familiar.
Já Rita de Cássia aplicou o recurso na aquisição de ferramentas e materiais. A ideia é construir um sistema de irrigação e, no futuro, uma estufa para a produção e comercialização de cebolas. “Espero poder continuar morando no campo, poder trabalhar nas plantações e não precisar ir morar na cidade para trabalhar como empregada”, destaca Rita.
Na casa de Adrian Felipe, o recurso foi usado para a compra de mudas, sombrite e equipamentos para irrigação. O intuito é desenvolver mais a horta da família, onde são produzidos diversos tipos de hortaliças.
Quem pode participar
Para concorrer à bolsa, os jovens interessados deverão estar matriculados em escolas públicas estaduais (2º ou 3º ano do ensino médio) ou em instituições educacionais, sem fins lucrativos e de caráter comunitário. O jovem
precisa ter entre 15 e 29 anos e possuir Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP) ativa e baixa renda bruta familiar.
Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail bolsajuventuderural@gmail.com. Mais informações no site bolsajuventuderural.com.