Secretário destaca investimento em postos de saúde em Lajeado

ENTREVISTA | O VALE EM PAUTA

Secretário destaca investimento em postos de saúde em Lajeado

Unidades dos bairros Montanha, São Cristóvão, Olarias, Conventos e Centro devem ser reestruturadas

Por

Atualizado segunda-feira,
09 de Outubro de 2023 às 17:29

Secretário destaca investimento em postos de saúde em Lajeado
Cláudio Klein, secretário de Saúde (Foto: Rodrigo Gallas)
Lajeado

Em entrevista à Rádio A Hora 102.9 nesta segunda-feira, 9, o secretário de Saúde, Cláudio Klein divulga investimentos na área para os próximos meses. Destaque para a construção de um novo posto de saúde para o bairro Montanha. “Local será completamente reformado. Teremos uma nova estrutura para a comunidade. Obra prevista para iniciar imediatamente”, afirma Klein.

Além do Montanha, haverá ampliação da área física do posto do São Cristóvão, projeto já concluído, segundo o secretário. Já a unidade de saúde do Olarias será ampliada. Parte antiga será demolida e uma nova construção ocupará o local.

“Teremos um posto novo no Conventos, em outra área, pois o atual está sobrecarregado. No Centro, já temos um novo local destinado que, provavelmente, será no prédio da Acvat, na parte do estacionamento, nos fundos. Projeto deve ficar pronto ainda este ano”, enfatiza.

E as ações continuam. “Estamos com projeto de transformar a Secretaria de Assistência Social em uma grande farmácia juntando todas as outras, farmácia do estado, farmácia escola e, ainda, a criação da farmácia solidária, que vai permitir que as pessoas doem medicamentos que serão analisados e cadastrados para, posteriormente, serem entregues para quem precisa”, destaca.

O secretário falou ainda dos horários de atendimento dos postos que passaram a atender as 8h às 18h e, em breve, devem iniciar os atendimentos meia hora mais cedo, às 7h30. Porém, estudo ainda é avaliado com a equipe médica.

A carga horária dos profissionais também foi alterada para atender toda a demanda da comunidade. De 860 horas médicas por semana, em 2021 para 1.200 horas por semana em 2023. “Capacidade de atendimento muito melhor, reorganização da estrutura e mais profissionais contratados”.

Campanha de vacinação

Com o intuito de intensificar a vacinação e atingir os 90% da população vacinada, a prefeitura municipal segue com plano de imunização durante os fins de semana do mês de outubro. “Nossa grande preocupação é com o plano nacional de imunização e, por isso, estamos com a campanha durante todo o mês, das 8h às 14h, sem fechar ao meio dia”, garante.

Confira o cronograma do atendimento aos sábados:

• 14/10 – Postos de Saúde dos bairros Montanha e Olarias
• 21/10 – Posto de Saúde do Centro
• 28/10 – Postos de Saúde dos bairros Jardim do Cedro e Conventos

Doenças pós-enchente

De acordo com o secretário, é comum o risco de doenças infecciosas durante as enchentes, principalmente, aquelas que se contamina com a água como, diarreia e vômito. “Tivemos alguns casos, mas nada fora do comum”, disse. A maior preocupação é com a leptospirose pois pode levar até 30 dias para se manifestar. “Estamos monitorando e atentos para qualquer situação, portanto, em caso de febre que tenha alguma explicação diferente do resfriado, procure imediatamente uma unidade de saúde”, enfatiza Klein.

Ele conclui alegando que não teve aumento na procura por atendimentos nos postos do município nos últimos dias, mesmo com episódios de infecções respiratórias, gripais e em função da enchente.

Assista a entrevita na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais