“Toda exposição é bela em seu contexto”

ABRE ASPAS

“Toda exposição é bela em seu contexto”

Entre as exposições deste mês na Casa de Cultura de Lajeado, está o trabalho do artista plástico Marcos Roberto Gomes, 44. Morador de Teutônia, ele desenha há mais de duas décadas. Na mostra “Do primeiro ao último – Uma biografia em telas”, faz um resgate da sua coleção e acervo pessoal. A visitação é aberta ao público e fica disponível até o fim do mês

Por

“Toda exposição é bela em seu contexto”
Foto: divulgação
Teutônia
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Quando surgiu teu interesse pelas artes plásticas?

Sempre gostei de desenhar. Mas foi há 25 anos que conheci a artista Nara Maia e ela me apresentou pintura em telas. Desde então, foi um aprendizado contínuo, sempre buscando novas técnicas e estilos, bem como estudando a história da arte.

Que técnicas você utiliza em seus trabalhos?

Iniciei minas pinturas na técnica de óleo sobre tela, passando pelo acrílico e hoje utilizo principalmente a técnica de pintura em dripping. É uma técnica realizada pingando a tinta sobre a tela, diferente das demais que utilizam a aplicação com pincéis ou espátulas. Esta técnica normalmente é utilizada para o action painting. Porém, meus estudos me levaram a somar as técnicas e hoje utilizo esta técnica tanto para a criação de abstratos como para obras com figuras definidas ou uma mescla de ambos, abstrato e figuração.

Qual a importância de expor o teu trabalho em uma exposição na Casa de Cultura?

Toda exposição é bela em seu contexto, indiferente do local, tamanho ou propósito. Porém, a Casa de Cultura tem um peso especial, pelo seu valor histórico e pela bagagem cultural de tantos outros artistas que ali passaram.

Sobre o que se refere as telas que você apresenta nesta exposição?

A mostra de artes “Do primeiro ao último – Uma biografia em telas” é bem o que seu nome diz. Trata-se de uma coleção de telas de meu acervo pessoal e outras elaboradas para venda que conta um pouco da minha trajetória artística. Traz trabalhos acadêmicos em óleo e acrílico, obras que marcaram minha história como a minha primeira tela, que está sendo exposta pela primeira vez, e a coleção Templo de Bastet, que marcou muito a minha vida em sua fase de elaboração e as telas em dripping e 3D, que são minha assinatura nos dias de hoje.

Espaços como esse ajudam na valorização do trabalho de artistas em Lajeado e região?

Lajeado possui muitos bons lugares para exposição. Seria incrível se todas as cidades possuíssem uma local assim onde os artistas pudessem apresentar seus trabalhos e o público tivesse acesso gratuito para prestigiar. A Casa de Cultura é impecável nisto, tanto pelo espaço maravilhoso destinado às exposições, bem como pelo museu que ela abriga. É um local que merece ser conhecido e prestigiado, pois traz uma bagagem cultural e histórica incrível.

Acompanhe
nossas
redes sociais