Com o volume de chuva das últimas horas, o Rio Taquari pode chegar a 15 ou 16 metros em Muçum. Às 13h, o leito estava em 7,73 metros, 53 centímetros a mais que na última hora. A Defesa Civil prevê que o rio chegue a 16 metros, caso pare de chover. Entretanto, não se sabe como será o comportamento das águas, em função de não se ter mais árvores e barrancas no rio.
Em Roca Sales, na medição das 12h30min, o rio Taquari chegava aos oito metros. A partir de agora a Defesa Civil do município manterá a medição de hora em hora.
Franco Buffon, coordenador do CPRM, afirma que a chuva está enfraquecendo e aparentemente se desloca para o norte, saindo da bacia do Rio Taquari. “Como a gente já viu a resposta agora mesmo em Santa Teresa, lá na linha de Zé Júlio, que está subindo rapidamente, a expectativa é de que os níveis de alerta vão ser atingidos”, explica. Na cidade, o rio subiu 68cm na última hora, 58cm menos que na hora anterior.
Buffon lembra que, com o solo encharcado, é possível que o nível de alerta seja ultrapassado, chegando próximo aos níveis de inundação.” Ainda não há a perspectiva de que o nível de inundação vai ser superado, mas aí no Sistema de Alerta do Serviço Geológico no Brasil, a gente vai seguir monitorando e a partir do nível de alerta, começaremos a emitir alguns boletins, com as previsões de curtíssimo prazo”.