Pesquisa investiga mulher lajeadense de 1970 pela ótica de jornal

Fora de Hora

Pesquisa investiga mulher lajeadense de 1970 pela ótica de jornal

Conforme a estudante Luélen Knecht, à época O Informativo do Vale já representava a mulher com empoderamento, mesmo em ambiente mais conservador

Por

Atualizado quinta-feira,
05 de Outubro de 2023 às 18:01

Pesquisa investiga mulher lajeadense de 1970 pela ótica de jornal
Luélen Knecht, estudante de história na Univates (Foto: Caetano Pretto)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O programa Fora de Hora, da Rádio A Hora 102.9 desta quinta-feira, 5, conversa com Luélen Knecht, estudante de história na Univates. Ela falou sobre seu trabalho de conclusão de curso no qual investigou a representação da mulher lajeadense na década de 1970 pela ótica do jornal O Informativo do Vale.

No início da pesquisa, Luélen imaginou que a figura feminina retratada pelo veículo de comunicação se enquadrava em um estereótipo clássico: o de esposa, mãe e dona de casa.

Conforme foi desenvolveu trabalho, ficou surpresa ao constatar que, mesmo circulando em um contexto mais conservador, o jornal já reproduzia discursos e narrativas que desafiavam a representação da mulher apenas como objeto de beleza, desejo e submissão.

Os indícios de empoderamento e resistência feminina que despontaram nas páginas de O Informativo do Vale ajudaram a reivindicar espaços de poder e autonomia para as figuras que eram subjugadas pela sociedade na época.

Ouça a entrevista na íntegra

 

Acompanhe
nossas
redes sociais