CPRM busca autorização para instalar sensor na ponte do Rio Taquari

SISTEMA DE MONITORAMENTO

CPRM busca autorização para instalar sensor na ponte do Rio Taquari

Serviço geológico aguarda aval da concessionária CCR ViaSul para instalação de equipamento para qualificar medição do nível das águas

Por

CPRM busca autorização para instalar sensor na ponte do Rio Taquari
Foto: Felipe Neitzke
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) concluiu a instalação do primeiro sensor fora do leito do Rio Taquari. O equipamento fica junto à ponte férrea de Muçum e não terá contato com a água, o que diminui possíveis falhas em casos de enchentes. Agora, a equipe busca autorização da CCR ViaSul para o dispositivo na ponte Lajeado e Estrela.

De acordo com o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB/CPRM, Franco Buffon, será instalado equipamento automático que enviará os dados para o sistema, similar ao que está em funcionamento. Diferença está somente no sensor que faz mediação.

Atualmente o nível é medido por meio de um sensor do tipo “pressão” instalado no leito do rio, e a medida que a água sobe esse ele registra a pressão de água e transforma essa informação em “nivel”.

“O sensor que pretendemos instalar, mediante autorização da CCR, será do tipo radar eletromagnético que ficará fixado na ponte. Ele registra o nível, emitindo um pulso eletromagnético que é refletido pela água e retorna ao aparelho, com base no tempo entre a emissão e retorno do sinal ele consegue transformar essa informação em nível”, explica Buffon.

Foto: Felipe Neitzke

 

Acompanhe
nossas
redes sociais