O Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) concluiu a instalação do primeiro sensor fora do leito do Rio Taquari. O equipamento fica junto à ponte férrea de Muçum e não terá contato com a água, o que diminui possíveis falhas em casos de enchentes. Agora, a equipe busca autorização da CCR ViaSul para o dispositivo na ponte Lajeado e Estrela.
De acordo com o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB/CPRM, Franco Buffon, será instalado equipamento automático que enviará os dados para o sistema, similar ao que está em funcionamento. Diferença está somente no sensor que faz mediação.
Atualmente o nível é medido por meio de um sensor do tipo “pressão” instalado no leito do rio, e a medida que a água sobe esse ele registra a pressão de água e transforma essa informação em “nivel”.
“O sensor que pretendemos instalar, mediante autorização da CCR, será do tipo radar eletromagnético que ficará fixado na ponte. Ele registra o nível, emitindo um pulso eletromagnético que é refletido pela água e retorna ao aparelho, com base no tempo entre a emissão e retorno do sinal ele consegue transformar essa informação em nível”, explica Buffon.

Foto: Felipe Neitzke