Programa de rateio dos recursos a hospitais gera polêmica na assembleia

COMENTÁRIO

Programa de rateio dos recursos a hospitais gera polêmica na assembleia

Deputado Airton Artus detalha posição sobre o "Assistir" em comentário na Rádio A Hora

Programa de rateio dos recursos a hospitais gera polêmica na assembleia
Deputado Airton Artus (PDT) (Foto: Reprodução / Instagram)

Em comentário no programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, desta sexta-feira, 29, o deputado Airton Artus (PDT) falou sobre a polêmica no programa Assistir do governo do Estado, que trata do rateio dos recursos de incentivos aos hospitais. O assunto repercutiu nesta semana na Assembleia Legislativa. Parlamentares alegam redução no repasse a insituições. Segundo levantamento da Granpal,  os hospitais da região metropolitana de Porto Alegre deverão perder R$ 168,1 milhões a partir de 2024.

Para Artus, é importante acompanhar que tipos de serviços fazem os hospitais e até que ponto merecem ganhar incentivos a mais do Estado. “Quando a gente firma contratos sem ser por produtividade, o hospital lucra se diminuir procedimentos. Agora, se for só por produtividade, o hospital só ganha em cima da doença e eu entendo que tem que ser um sistema misto. Um valor fixo para pagar as contas, despesas e aquele custo que não é possível pagar por verba carimbada e um pouco por produtividade, aí sim, número de cirurgias, procedimentos e números de internações também. Envolve diretamente nossos hospitais da região”, destaca ele.

Artus citou o exemplo do hospital de Estrela que passou a ganhar incentivo, pois passou a atender municípios na área de traumatologia.

Assista ao comentário na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais