MPRS assina acordo que suspende cortes de energia em regiões atingidas

Concessão pós cheia

MPRS assina acordo que suspende cortes de energia em regiões atingidas

As famílias contempladas também poderão ter contrato encerrado com a empresa concessionária, em caso de inabilitação da residência

Por

Atualizado sexta-feira,
29 de Setembro de 2023 às 18:41

MPRS assina acordo que suspende cortes de energia em regiões atingidas
(Fernando Frazão/Agência Brasil)
Vale do Taquari

Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) assinou acordo, na última segunda-feira, 25, com concessionária, para suspender o corte no fornecimento de energia elétrica de 14 mil unidades consumidoras da região do Vale do Taquari, atingidas por inundações no início do mês. Com a medida, serão beneficiadas famílias de Roca Sales, Muçum, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Encantado, Lajeado, Bom Retiro do Sul e Estrela.

Acordo assinado com a empresa concessionária do serviço na região, em parceria com a Defensoria Pública, foi mediado pelo promotor Sérgio Diefenbach, responsável pela Promotoria Regional do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica dos Rios Taquari e Antas.

“Esse acordo dará fôlego e alívio financeiro para que as pessoas atingidas, se organizem, e consigam manter a luz funcionando em suas casas ”, justificou o promotor.

Além da impossibilidade do corte no fornecimento da luz, as famílias contempladas pela ação do Ministério Público, terão possibilidade de ter o contrato com a empresa, encerrado, retroativamente, ao dia da tragédia, em caso da residência usuária do sistema não ter condições de ser habitada.

O acordo também prevê bloqueio e cobranças de dívidas de faturas vencidas até agosto de 2023, isenção da cobrança de juros e multas para pagamentos feitos até dia 30 de novembro, suspensão do corte de energia por inadimplência e possibilidade de parcelar em até 12 vezes valores de todas as contas de energia vencidas ou a vencer, durante todo o ano de 2023.

Acompanhe
nossas
redes sociais