Pelo segundo ano consecutivo, o Pro_Move Lajeado se destaca no Prêmio Nacional de Inovação. O ecossistema local foi premiado como o melhor do país na categoria “pequeno porte”. O troféu coroa o trabalho iniciado há quatro anos e meio e também aumenta os desafios para que o movimento siga em expansão na construção de uma cidade inovadora.
Uma das metas do Pro_Move para o próximo ano é se aproximar das comunidades e bairros mais carentes da cidade. Para isso, buscará potencializar os resultados do desenvolvimento econômico e social de Lajeado, sempre amparado pela base da inovação. O diretor executivo da Agência de Inovação e Desenvolvimento Local (Agil), Tiago Guerra, acredita ser o caminho necessário.
“Precisamos garantir que Lajeado seja um local propício para as pessoas investirem e se desenvolverem, focando não apenas na perspectiva econômica, mas também na questão social. Por isso, vamos buscar engajar boa parte da nossa população, das comunidades e dos bairros, que até então não participavam desse movimento”, afirma.
Segundo Guerra, projetos serão estruturados e desenvolvidos com esse viés, para que chegue aos bairros. “Temos que enxergar a cidade nessa perspectiva de ser inovadora e fortalecer isso, com resultados mais assertivos para a população, sobretudo a essas mais carentes, e ampliar os indicadores nessas localidades”.
Potencializar ações
O prêmio conquistado nesta semana também serve, conforme Guerra, para potencializar ações que já vinham em andamento, desde os programas até os grupos de trabalho. Lembra que todo o trabalho do Pro_Move ocorre a partir de um diagnóstico feito pela Fundação Certi e, agora, buscam avaliar todas as entregas já feitas.
“Estamos fazendo todo um trabalhos de escuta com os atores do processo, avaliando os anos anteriores, o que funcionou e o que pode melhorar. E, a partir disso, construir novas diretrizes e manter as que estão dando certo”, observa.
O prêmio
Criado em 2019, o Pro_Move Lajeado concorreu na categoria “Ecossistemas de Inovação – Pequeno Porte”, que substituiu a categoria “em desenvolvimento”, na qual o movimento venceu em 2022. Ao todo, a 8ª edição do concurso teve um total de 3 mil inscritos.
Promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Prêmio Nacional de Inovação se destina a reconhecer pequenos negócios, médias e grandes empresas, pesquisadores inovadores e ecossistemas que tiveram suas iniciativas na área de inovação bem-sucedidas no Brasil.