“Karatê não é só uma arte marcial, é vida”

ABRE ASPAS

“Karatê não é só uma arte marcial, é vida”

Apaixonado por esporte, Wesley Riquelme Porto Lopes,15, de Venâncio Aires, atleta do dojo meikyo, se destacou como vice-campeão no Campeonato Brasileiro de Karatê, realizado este mês na cidade de São José do Rio Preto, em São Paulo

“Karatê não é só uma arte marcial, é vida”
Foto: Arquivo Pessoal
Venâncio Aires

Como foi a seleção e o preparo para participar da competição?

Fui selecionado pela Federação Brasileira de Karatê(FBK) por me destacar e obter bons resultados em competições na região. Após este anúncio, foi necessário intensificar os treinos um ano antes da prova. Me esforcei muito para conquistar o melhor título. Atualmente pratico karatê nas terças e quintas-feiras, na companhia de meu Sensei João Oliveira. Em eventuais oportunidades também vou para Santa Cruz treinar na Federação. Quero cada vez ser melhor.

Mais gaúchos participaram do campeonato?

Foram dois ônibus, mas fui o único representante de Venâncio Aires, a integrar a equipe Juvenil do estado e trazer o troféu de vice. Mais um motivo para seguir neste esporte que tanto gosto.

Por que a paixão pelo Karatê e qual o desafio?

Pratico a atividade desde os 10 anos com o incentivo do meu pai Roberto Lopes. É desafiador competir, uma vez que são muitos atletas bons nesta área. São cinco faixas que coleciono: branca, amarela, laranja, vermelha e verde. Cada uma representa muito. Gosto de jogar futebol, futsal, Judô e Jiu Jitsu. Mas é no Karatê que Wesley se identifica mais. Karatê não é só uma arte marcial, é vida. Este esporte ensina a pessoa, como se comportar dentro e fora dos tatames. Ter bons modos em todos os ambientes.

Qual a importância do incentivo da iniciativa pública?

Para custear as despesas com a viagem, foi necessário vender uma rifa, elaborada pela Federação Gaúcha de Karatê (FKB). Cada número custava R$ 2,50, com direito a participar do sorteio de um Smartphone de 128 gb. O sorteio será 31 de setembro, pela Federação. Através da Secretaria de Cultura e Esporte de Venâncio Aires, Wesley recebeu ajuda de custo para o deslocamento de ida e volta até a cidade paulista. Amigos, colegas do Karatê e outros parceiros também colaboraram.

Seu sonho no esporte?

Faço Karatê e também frequento o 1º ano do ensino médio na Escola Estadual Cônego Albino Juchen de Venâncio Aires. A disciplina preferida é educação física. Resido no Morro no bairro da Aviação na capital do chimarrão. Meu sonho e objetivo é me tornar um atleta reconhecido e poder proporcionar melhores condições de vida para minha família. Como ídolos tenho o meu Sensei e meu pai, que trabalha diariamente na Refrimate para nos sustentar e proporcionar uma vida melhor.

Acompanhe
nossas
redes sociais