O processo de reconstrução após a enchente, em Muçum, terá o apoio da empresa com atuação internacional Vvolunteer, que assumiu a responsabilidade pela manutenção de, ao menos, dois espaços voltados à educação no município. O grupo fará a troca do telhado em uma escola no bairro Jardim Cidade Alta, além da reforma completa da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Família Feliz.

Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Família Feliz. (Foto: Henrique Pedersini)
De acordo com o representante da empresa que está no Vale do Taquari, Fabian Chelkanoff, o trabalho é feito sem custos para o município e se dispõe a intervir conforme a solicitação da gestão pública local. “Nunca tinha visto nada parecido com o que houve aqui em Muçum. Vamos atuar por alguns meses aqui em benefício da comunidade. Temos mais de 18 mil parceiros em várias partes do mundo que nos ajudam nestas tarefas”, explica. Chelkanoff destaca que a Vvolunteer é especializada em ações estruturantes, na maioria dos casos quando o voluntariado já prestou um atendimento emergencial.
A Vvolunteer atua em vários países do mundo em locais que é necessária ajuda humanitária na captação de parceiros para auxiliar em processos de reconstrução estrutural ou campanhas educativas. O grupo soube das demandas em Muçum após serem acionados por responsáveis pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre.
A troca do telhado de aproximadamente mil metros deve iniciar ainda nesta semana e possibilitar que uma escola atingida recentemente pela chuva de granizo, possa voltar a ser utilizada integralmente. O trabalho na creche Família Feliz depende de limpeza, troca de móveis e outros equipamentos do educandário. O grupo também analisa em conjunto com o prefeito Mateus Trojan a participação na reforma de uma praça e construção de outra em pontos diferentes do município.