O tradicional baile de aniversário do Grupo de Danças Helmuth Kuhn terá caráter beneficente em 2023. O evento está programado para ocorrer neste sábado, 30 de setembro, no ginásio Pa-Rural de São Caetano.
O ingresso custa R$ 60 e deve ser adquirido de forma antecipada com integrantes do grupo. Na programação está prevista janta seguida de apresentação das sete categorias do Helmuth Kuhn, culminando com o encontro de todos os grupos na pista.
Após, o baile é animado pela Super Banda Choppão. Interessados podem comparecer apenas para o baile, a partir das 23h. Neste caso o ingresso custa R$ 25.
Quatro décadas de história
Considerado um dos grupos folclóricos mais famosos do Vale do Taquari, o Helmuth Kuhn conta com 186 integrantes divididos nas categorias Pré Mirim, Mirim, Infanto-Juvenil, Juvenil, Semioficial, Oficial e Prost.
São crianças, jovens e adultos que mantém viva a chama germânica. Destaque para a categoria Prost com nove integrantes considerados pioneiros nos 40 anos de história.
O grupo foi criado em 1983 por Helmuth Kuhn, incentivador das danças germânicas lembrado por passar de casa em casa para convidar os jovens arroio-meenses a fazer parte da entidade, além de embalar os ensaios aos domingos com seu bandoneon.
A primeira apresentação ocorreu em 2 de julho de 1983 em evento denominado “Antigamente era assim”. Naquela tarde, um forte vendaval atingiu a cidade e danificou a rede elétrica.
Mesmo com os transtornos ocasionados pelo vento e a ansiedade com a primeira apresentação, os dançarinos estreantes conseguiram transformar a noite em um sucesso.
Helmuth Kuhn morreu um mês depois, no dia 9 de agosto. Em homenagem póstuma, os integrantes nomearam o grupo com seu nome e seguiram com persistência o legado deixado pelo senhor apaixonado pelas danças alemãs.
Ação beneficente
A entidade promove anualmente o tradicional Baile da Primavera. A cada cinco anos, o evento é engrandecido com um festival do folclore alemão, reunindo dançarinos de todo estado. Para essa edição, já são mais de 10 grupos confirmados.
O baile deste ano ocorre três semanas depois da maior catástrofe natural da história do RS.
A decisão de manter o evento mobilizou a diretoria do Helmuth Kuhn. Em nota divulgada nas redes sociais, reforça que a dança une e fortalece, portanto a realização do evento tem o potencial de recuperar a saúde mental e autoestima da sociedade.
O baile também terá caráter beneficente. Todo o lucro será revertido para a comunidade arroio-meense atingida pela enchente histórica.
Programação
19h – Recepção com início da janta por ordem de chegada
21h – Apresentação das categorias do Helmuth Kuhn
22h30min – Danças de integração e início do baile com animação da Choppão Super Banda