As atividades na Escola Comunitária de Educação Infantil Primeiros Passos seguem sem previsão de retorno. Criado em 2006, o educandário que atende cerca de 60 crianças de 4 meses a 2 anos de idade também foi atingido pela grande enchente do Rio Taquari.
Conforme a diretora Rosemari Facini Barzotto, a estrutura ainda necessita de reformas. “Tudo foi destruído. Não sobrou nada. Na cozinha caíram os azulejos. Os móveis embutidos tiveram que ser arrancados. As paredes vertiam água”, relata.
Desde que o trabalho de recuperação começou a ser feito, voluntários do município de Sananduva auxiliaram na limpeza e no restabelecimento da energia elétrica, além de se mobilizarem com a doação de uma cozinha completa, berços, armários, brinquedos e materiais escolares.
No sábado, 23, as famílias estiveram no local para acompanhar a chegada dos donativos. “Não temos palavras para agradecer a esse gesto de solidariedade dessas pessoas de Sananduva”, diz Rosemari.
Conforme a secretária de Educação, Liane Werner Capalonga, nesse período de recuperação, as crianças da Ecei Primeiros Passos são remanejadas para outros educandários. Três escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de Roca Sales retornaram às aulas nesta segunda-feira, 25. São elas, Dom Pedro I, Sagrada Família e Perpétuo Socorro.