Organizadores divulgam atrações da 10ª Feira do Livro de Teutônia

TEUTÔNIA

Organizadores divulgam atrações da 10ª Feira do Livro de Teutônia

Evento ocorre na Associação da Água, entre os dias 4 e 6 de outubro, e tem o tema “Teutônia na Magia da Leitura e Criação Literária”. Feira retoma formato presencial após quatro anos

Por

Organizadores divulgam atrações da 10ª Feira do Livro de Teutônia
Última edição presencial da Feira do Livro em Teutônia foi em 2019, no ginásio da Comunidade Católica de Canabarro

A 10ª edição da Feira do Livro de Teutônia está programada para os dias 4, 5 e 6 de outubro, na Associação Pró-Desenvolvimento Languiru (APDL), a Associação da Água. O objetivo é incentivar a leitura e a produção escrita, despertar a imaginação, oportunizar o acesso aos livros, à informação e à criação literária para crianças, jovens, adultos e idosos.

A programação preparada para os três dias está dividida em dois momentos: o autor presente e momento cultural. O autor presente consiste na oportunidade dos alunos conversarem, pessoalmente, com os autores dos livros trabalhados ao longo do ano nas escolas, conforme recomendação dos professores, adequados a cada faixa etária.

Entre os dias 25 e 28 de setembro, os autores fazem visitas nas escolas municipais para um bate-papo com os estudantes, sobre suas histórias de vida, carreira e trajetórias, além de contar histórias e autografar livros. “É um trabalho que iniciamos há dois meses”, aponta a secretária da Educação, Fabiana Lampert.

Os eventos culturais e artísticos serão realizados no salão central da Associação da Água. O espaço será dividido em dois: na parte superior estará a mostra de trabalhos dos estudantes, enquanto na parte inferior fica destinada à exposição e comercialização de livros de literatura infantil, infantojuvenil e adulto, peças teatrais, apresentações artísticas musicais e praça de alimentação.

Retorno ao presencial

A Feira do Livro retorna após três anos. Em 2020, ela ocorreu no formato virtual e a última edição presencial, em 2019, foi no ginásio da Comunidade Católica Nossa Senhora do Rosário, no bairro Canabarro. “Com toda essa questão da pandemia, acredito que as nossas crianças ficaram muito enclausuradas dentro de casa e com isso muitos pais apelaram ao tecnológico, ao tablet e ao celular”, diz a secretária.

Ela realça a necessidade de “salvar os livros” e vê a feira como uma oportunidade de aproximar os estudantes da produção literária. Uma palestra aborda as tecnologias e o uso abusivo de telas, na noite do dia 5. “Vai ser um momento bastante positivo, bastante enriquecedor”, acrescenta Fabiana.

Participam da mostra de trabalhos alunos do ensino fundamental da rede municipal. Cerca de 2,5 mil alunos desta etapa curricular devem passar pelo evento, além de outros estudantes. “Precisamos mostrar o que é feito nas escolas. São trabalhos muito criativos, muito enriquecedores”, conclui a secretária.

Acompanhe
nossas
redes sociais