A Praça Cristóvão Colombo, em Muçum, é um local conhecido por sua atmosfera aconchegante e seu famoso restaurante, o Kiosque da Praça. O estabelecimento foi inundado pela enchente histórica do rio Taquari no dia 5 de setembro.
Com a ajuda do voluntariado e uma incrível determinação, a gerente do Kiosque da Praça, Loirane Marchetti, carinhosamente chamada de “Nega” por amigos e clientes, conseguiu reabrir as portas do estabelecimento apenas 10 dias após o desastre, demonstrando a resiliência da comunidade local e de sua equipe.
Esta foi a primeira vez que o restaurante localizado no coração de Muçum foi atingido pelas águas da cheia. A inundação resultou na perda de todos os eletrodomésticos e do estoque de comida, causando um prejuízo estimado em seis dígitos.
No entanto, em vez de desistir diante dessa adversidade, Nega e sua equipe se uniram para reconstruir o Kiosque da Praça e continuar oferecendo sua vasta culinária aos moradores e visitantes.
“O primeiro dia fizemos a limpeza geral. No segundo, eu já estava desanimada por ver toda a destruição. Mas os funcionários pegaram junto, disseram que era para seguir. Teve gente que trouxe o micro-ondas de casa para que a gente pudesse continuar”, relembra Nega. Conforme ela, o estabelecimento também contou com muita ajuda de voluntários.
O Kiosque da Praça é conhecido por sua variedade de lanches e pratos prontos. Nos dias de Trem dos Vales é servido um bufê colonial repleto de delícias, como feijão, arroz, massas, polenta, lasanha, batata frita, além de uma grande variedade de saladas e carnes.
No Instagram do 365 vezes no vale, divulgamos um vídeo sobre a retomada das atividades do Kiosque da Praça. Mais informações sobre o destino aqui.