Cinco destinos gratuitos para conhecer em Bom Retiro do Sul

Turismo

Cinco destinos gratuitos para conhecer em Bom Retiro do Sul

O 365 vezes no vale apresenta o Parque Pôr do Sol, Barragem Eclusa, Largo dos Emancipacionistas, Igreja do Morro e Cerro dos Gomes

Por

Cinco destinos gratuitos para conhecer em Bom Retiro do Sul
Bom Retiro do Sul
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Bom Retiro do Sul é um município bem localizado às margens do rio Taquari e da BR 386. De origem açoriana, foi uma das primeiras vilas a ser povoada na região. Essas características fazem a cidade guardar belezas naturais e histórias, além de ser conhecida como Pesqueiro do Vale.

Barragem Eclusa

No rio Taquari encontramos um dos orgulhos da cidade. A barragem eclusa se tornou ponto de encontro dos moradores na brisa do manancial e sedia eventos importantes como o Natal nas Águas. Com 120 metros de comprimento e 17 de altura, a estrutura gigante evidencia o poder da engenharia hidráulica brasileira.

A barragem abre ao público em horários pré-definidos que mudam de acordo com a época do ano. No local, o visitante encontra um belo gramado margeando os rios e um balanço decorado para fotografias.

Parque Pôr do Sol

No coração da cidade está o Parque Municipal Pôr do sol. Completa, a área de lazer tem espaço para caminhada, quadras esportivas, pista de skate, academia ao ar livre e brinquedos infantis. Destaque para a decoração formosa com espaços carinhosamente pensados e um lago. Ao total, a área de lazer tem mil metros quadrados.

Largo dos Emancipacionistas

Próximo da prefeitura, uma escadaria com 160 degraus permite a vista panorâmica em um dos pontos mais altos da cidade. O Largo dos Emancipacionistas foi construído na década de 70 para homenagear os responsáveis por Bom Retiro se tornar município.

Além de fazer a transição da parte baixa da cidade até o mirante no alto, o largo tem vários bancos para a população descansar ou contemplar a natureza.

Igreja do Morro

A centenária Igreja do Morro tem importância histórica por ter sido o primeiro templo a ser construído em Bom Retiro do Sul. A estrutura mantém os traços açorianos do século XIX. Estima-se que a edificação da igreja iniciou em 1896.

Ao lado do prédio está localizada uma simpática gruta em homenagem a Santa Rita de Cássia. Outra curiosidade é encontrar um campanário com sino junto da igreja.

Cerro dos Gomes

A antiga pedreira se transforma em um dos principais destinos naturais do município. Destaque é o entardecer na conhecida Pedra do Cerro. O pôr do sol na área interiorana proporciona um show de cores no céu.

Localizado a cerca de 12 quilômetros do centro, o Cerro dos Gomes ostenta outras paisagens peculiares transformadas pela época da extração de pedras. Um lago de cor azul rende boas fotografias e se transformou em ponto de ensaios fotográficos.

Acompanhe
nossas
redes sociais