Após duas semanas de passeios suspensos, desde a enchente que atingiu o Vale do Taquari, a expectativa agora é de retomada no turismo e de movimentação da economia. Cerca de 7 mil pessoas deixaram de circular com a interrupção.
De acordo com o secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Guaporé, Odacir Toldi, cerca de 350 estabelecimentos voltam a funcionar e mais de 1,4 mil pessoas retornam aos seus postos de trabalho com a retomada dos passeios.
“Estamos sensíveis com a situação e esperançosos. A reconstrução depende, também, que as pessoas tenham uma esperança do seu negócio andando, de poder gerar emprego e renda e, acreditamos que com esse trabalho, no comprometimento com todos os setores, temos essa necessidade de retomada, pois ela é um indutor, talvez o apoio mais imediato com o retorno da economia que tanto precisa e necessita.”
Em entrevista no programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, Toldi falou ainda que a cidade de Guaporé, que compreende o passeio, não foi afetada de forma direta. “Em 2017, tivemos uma enchente e, desde então, iniciamos um estudo hidrológico que nos preveniu de um prejuízo maior agora. Nesta enchente, algumas pontes foram prejudicadas e uma delas, a conhecida ponte de Santa bárbara desabou, inclusive, um carro caiu na ponte e uma pessoa morreu. Estamos trabalhando na reconstrução”.
Asista a entrevista na íntegra