Com passagens pela base do Internacional e do Lajeadense, o zagueiro Michel Zanata Dreifke, 20, tomou um rumo diferente na carreira. Natural de Lajeado, ele deixou a Ferroviária, de São Paulo, para atuar no futebol dos Emirados Árabes Unidos. Ele assinou com o Al Ittihad Kalba até 2026.
Dreifke estava na Ferroviária desde os 18 anos. Já em 2021, o defensor se destacou na campanha do Paulista Sub-20, contribuindo para levar o clube até a semifinal da competição. Mesmo atuando na zaga, tem fama de goleador e se tornou o terceiro maior artilheiro da equipe, com seis gols marcados. Em 2022, foi destaque novamente na campanha, chegou até as quartas de final e marcou três gols. Também disputou as edições de 2022 e 2023 da Copa São Paulo de Futebol Júnior com a camisa grená. Na estreia deste ano, contra o Fast-AM, marcou um dos gols na vitória por 2 a 1.
No Paulistão deste ano, passou a treinar junto com o elenco principal da Ferroviária e foi relacionado para cinco partidas. Segundo o zagueiro, o estafe do novo clube entrou em contato com os empresários e logo apresentou uma proposta. “Assim que me contaram fiquei muito feliz por ser uma grande oportunidade para crescer profissionalmente”, diz.
O Oriente Média foi o grande protagonista da última janela de transferências internacional, principalmente a Arábia Saudita. Mas muitos jogadores também deixaram os grandes centros para atuar no Catar e nos Emirados Árabes Unidos. O zagueiro inclusive diz ter se surpreendido com a qualidade do futebol no país. “Eu já conhecia mas não tinha muita noção de como as coisas eram por aqui. Assim que cheguei notei muita qualidade, tanto em estrutura dos clubes para trabalho, assim como nos jogadores”, relata.
Adaptação e projeção
Em um país tão diferente, comemora o fato de dividir o vestiários com outros quatro jogadores brasileiros. “Eles me acolheram muito bem e me ajudam nesta adaptação. O mais difícil tem sido lidar com o calor, é realmente muito quente, o que faz o jogador se desgastar muito mais rápido”, afirma.
A Liga dos Emirados Árabes recebeu atletas de renome mundial nos últimos anos. Atualmente, Dreifke destaca a presença de três atletas com passagem pelo Barcelona: Iniesta, Paco Alcácer e Pjanic.
Início no novo clube
Após duas rodadas da Liga dos Emirados Árabes, a equipe da cidade de Kalba ocupa a 11ª colocação, com apenas um ponto. Ao mesmo tempo, na Copa da Liga, vem de vitória por 5 a 1 sobre o Khorfakkan. Se antes o zagueiro do Vale só tinha experiência na base, agora já disputou quatro partidas pelo clube em que é titular. “Não foi o início que esperávamos na Liga mas sabemos que a meta traçada é a classificação para a Champions da Ásia e podemos alcançar este objetivo pela qualidade do elenco”, avalia.
Aos 20 anos, o lajeadense acredita que pode construir uma carreira interessante no futebol árabe, mas não descarta um futuro em outro mercado. “Fiquei muito contente com o que vi aqui entre estrutura dos clubes e do campeonato, atualmente estou muito focado em poder me desenvolver do melhor jeito possível. O futuro somente a Deus pertence.”