A Gerdau doará 17,4 toneladas de aço para as estruturas de 240 casas temporárias a serem construídas aos desabrigados pela enchente do Rio Taquari. Maior empresa brasileira no setor reforça força-tarefa articulada pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS).
O aço será usado para fazer os chamados radiers, lajes de concreto usadas para as fundações sobre as quais as casas serão executadas. O material substitui estacas, blocos e vigas. A quantidade repassada será suficiente para erguer todas as residências.
No entanto, a iniciativa ainda requer outros recursos, como concreto, paredes para fechamento, telhas, portas, janelas, material elétrico, hidráulico, louças, metais, chuveiros, cerâmica e tinta.
Interessados em auxiliar devem fazê-lo via Sinduscon-RS, responsável por inventariar e prestar contas. Para entrar em contato ou doar pode-se ligar para o telefone (51) 3021-3440 ou enviar um e-mail para diretoria@sinduscon-rs.com.br.
O início das obras está sujeito à liberação dos terrenos, que ocorrerá por meio de desapropriação pelo governo do Estado. As residências provisórias serão construídas principalmente nas cidades mais afetadas pela tragédia: Roca Sales e Muçum. Elas terão tamanhos variando de 18 a 36 metros quadrados e, após o início da construção, a previsão é de que fiquem prontas em até 40 dias.