Uma comitiva de ministros do governo federal retorna ao Vale do Taquari na próxima quarta-feira, 27. O objetivo é acelerar a reconstrução e medidas de apoio aos atingidos pela enchente. A decisão foi tomada em reunião hoje, 20, coordenada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, com a participação de ministros e representantes de órgãos do governo.
O grupo será liderado pelos ministros Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República; Waldez Góes, do Desenvolvimento Regional; e Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.
Segundo o secretário de Comunicação Institucional do governo federal, Maneco Hassen, o grupo quer promover uma série de reuniões de trabalho com os municípios, entidades, cooperativas e a comunidade local para concretização as ações.
“A presença visa fortalecer o trabalho conjunto entre o governo federal, os municípios e o governo do Estado”, destaca. Conforme Maneco, serão abordadas as pautas e anúncios já realizados, de forma a garantir que todas as medidas sejam efetivamente implementadas e eventuais pendências solucionadas.
A presença de Lula, que ainda não visitou o estado após a tragédia, está sob avaliação. Até agora, houve duas viagens oficiais do primeiro escalão do governo federal ao RS. No último dia 10, Alckmin liderou uma comitiva de ministros.