O Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade do Vale do Taquari (Univates) desenvolveram estimativas preliminares das áreas urbanas inundadas pela cheia do Rio Taquari-Antas, ocorrida neste mês. A comunidade pode auxiliar na compilação das informações.
De forma preliminar, foram mapeadas as cidades de Santa Tereza, Muçum, Encantado, Roca Sales, Lajeado e Estrela. Em nota técnica publicada pelo grupo de pesquisa de Hidrologia de Grande Escala (HGE) da UFRGS e por docentes da Área de Ciências Exatas e Engenharias (CEE) da Univates, é apresentado mapeamento de áreas via sensoriamento remoto.
Pesquisadores informam que, por ser mapeamento preliminar, há determinado nível de incerteza na localização dos limites das áreas impactadas, que podem ser da ordem de centenas de metros. Sendo assim, a estimativa das áreas inundadas é adequada para avaliações regionais e da área total impactada, não sendo recomendável uso das informações disponibilizadas para estudos na escala de lotes.
Grupo recomenda que a estimativa seja validada e revisada com base em estudos mais detalhados utilizando medições em campo.