O governo do Estado, com apoio de entidades, levanta dados sobre o impacto da enchente para as empresas nos municípios mais atingidos da região. O mutirão de avaliação de danos começou nesta segunda-feira, 18, em Muçum. Estima-se que 160 foram afetadas na cidade.
Conforme a gerente regional do Sebrae, Liane Klein, o foco do trabalho são as micro e pequenas empresas, as quais representam mais de 93% no Vale do Taquari. “Estamos mapeando para ver o tamanho das necessidades e a partir disso levar ao governo.”
Vilmar Zílio, 67 anos, foi um dos empresários que participou da mobilização. Ele conta que perdeu 50% do estoque, resultando em cerca de R$ 80 mil em prejuízo. Em 23 anos, esta foi a terceira enchente a atingir o prédio da empresa, o Bazar e Papelaria da Mairi.
O trabalho é capitaneado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado e conta com apoio do Sebrae, CDL, Junta Comercial, CIC-VT e prefeituras. O mutirão segue em Muçum nesta terça-feira, 19, junto ao restaurante do clube, na rua Barão do Rio Branco, no centro de Muçum. Nos dias seguintes, passará por Roca Sales, Encantado e Arroio do Meio.