O Hospital Roque Gonzáles teve seus atendimentos suspensos nos dias 5 e 6 de setembro, por conta da enchente que atingiu o Vale do Taquari. Segundo a Secretária Municipal da Saúde e Assistência Social, Raquel Oestreich, todo atendimento foi remanejado para quatro pontos disponibilizados à população. São eles:
– Igreja Católica, com atendimento das 7h30 às 17h, com entrega de medicamentos;
– Unidade Básica do Loteamento 7 de Setembro. O atendimento é de segunda a segunda, 24h por dia, com farmácia;
– Entrada do Campo do Concórdia, ao lado do CRAS. A força nacional do SUS presta atendimento das 7h30 às 20h para consultas médicas, um atendimento mais básico;
– Hospital de Campanha, ao lado do CRAS, com atendimentos emergenciais 24h/dia, de segunda a segunda.
Durante entrevista à Rádio A Hora, 102.9, Raquel garantiu que os atendimentos do hospital devem ser retomados em outubro. “Nosso hospital tem previsão para reabertura dia 1º/10, com salas de emergência, observação e internação reestruturadas. Vamos fazer uma transição de alguns dias com o Hospital de Campanha e após, ele será desativado”.
Trabalho de recuperação
De acordo com secretária, equipes de pedreiros estão trabalhando com ajuda de voluntários. “Estamos recebendo doações de tudo que é item. Já estamos com a emergência e laboratório equipados. Agora trabalhamos com a reposição de todo o forro e na parte da farmácia para conseguir fazer o funcionamento no dia 1º”.
Doações
“Perdemos tudo, o que temos agora de estrutura é fruto de doações que recebemos do Hospital de Santa Casa, doações do município de Cachoeira, e de vários outros locais”, destacou.
Raquel falou também que precisam de doações em dinheiro para que possam pagar a mão de obra dos pedreiros, além da captação de recursos para pagar o forro e a reforma da farmácia.
Doações através do Pix do hopistal: CNPJ: 95.196.044/0001-45.
Novo Hospital
Ainda durante a entrevista, Raquel falou que estudam a possibilidade de construção de um novo hospital no município em uma área que não ocorram alagamentos. Uma reunião entre representantes do município, estado e União está marcada para esta terça-feira, 19.
Assista a entrevista na íntegra