Santa Clara do Sul tem o 10º melhor índice de educação do RS

ENSINO

Santa Clara do Sul tem o 10º melhor índice de educação do RS

Desempenho escolar passa a refletir diretamente no repasse de ICMS aos municípios

Por

Santa Clara do Sul tem o 10º melhor índice de educação do RS
Além de participarem das provas do Saers, alunos da rede municipal também passam por avaliações locais, realizadas três vezes por ano (Foto: Divulgação)
Santa Clara do Sul
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Das 497 cidades que compõem o Estado, Santa Clara do Sul ocupa a 10ª posição no Índice Municipal de Educação do RS (Imers) com uma nota superior a 75%. Os resultados foram divulgados na semana passada pelo Governo Estadual, dentro da proposta de incluir a educação como critério para a distribuição do ICMS.

Construído a partir da aplicação das provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers) nas redes municipais de ensino em 2022, o Imers apresenta dados sobre o desempenho nas cidades com base na avaliação das habilidades em Português e Matemática dos alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. A taxa de aprovação dos estudantes em todos os anos também é levada em consideração.

De acordo com a secretária de Educação, Ana Paula Dessoy, esse resultado é fruto do trabalho e dedicação de professores, alunos e pais. “Gratidão a todos que acreditam na educação e no futuro dos nossos estudantes. Além de possibilitar um retorno financeiro a partir do ICMS, a nota mostra que estamos no caminho certo e que
devemos seguir investindo no conhecimento dos alunos”, destaca.

O prefeito Paulo Kohlrausch ressalta que a educação é prioridade em Santa Clara do Sul. “O conhecimento tem o poder de transformar a vida das pessoas, garantindo mais oportunidades e um futuro melhor para todos. E é por isso que temos investido tanto no processo de ensino-aprendizagem da nossa comunidade, possibilitando alternativas além das escolas, como é o caso do programa Educação Para Todos”, frisa o prefeito.

Mais avaliações

Além do Saers, a rede municipal de ensino de Santa Clara do Sul promove três avaliações anuais, sempre ao final de cada trimestre, com alunos do 1º ao 9º ano. O intuito é analisar a evolução dos estudantes e o trabalho pedagógico dentro do processo de ensino-aprendizagem.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais