O estudante da Apae Lajeado, Wesley dos Santos, 10, participou entre os dias 6 e 8 de setembro das Paralimpíadas Escolares 2023 na modalidade Bocha Adaptada na categoria BC4. O evento ocorreu no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo.
Representando o Vale, Wesley ficou em terceiro lugar e voltou para o Rio Grande do Sul com a medalha de bronze. Essa foi a primeira Paralimpíada que Apae Lajeado participou.
O atleta competiu na categoria 10 a 17 anos. “O resultado é muito satisfatório, ele jogou com atletas que treinam há mais de três anos e mais velhos que ele”, diz a treinadora Magiela Dresch.
Das quatro partidas, Wesley ganhou três, assim como os outros atletas. A decisão ocorreu por critério de desempate e o estudante orgulhou todos os profissionais e amigos da Apae Lajeado.
Foi a mãe Catarina quem acompanhou o menino, fazendo papel de técnica. “Wesley sempre se mostrou competente e com potencial grande de entendimento. Estamos muito felizes e vamos treinar mais que em novembro participaremos da Bocha Estadual em Portão para aprimorar nosso trabalho”, conta feliz a treinadora.
Magiela afirma que a partir de agora, a Apae estará se inscrevendo e participando de mais eventos paralímpicos e não apenas os realizados por Apaes. “Queremos participar de mais etapas de esportes e abrir nosso leque. Na Paracergs Paraolimpíada Escolar do Rio Grande do Sul de 2024 nossa participação é certa. E nosso objetivo é levar nossos atletas cada vez mais longe”.
Wesley foi recepcionado com homenagem na Apae Lajeado. Estudantes e profissionais o parabenizaram e ainda recebeu de presente um quadro de fotos com diversos momentos treinando e disputando a modalidade.