O primeiro encontro da família Beuren já tem data marcada. Os descendentes de Johann Adam e Elisabetha Beuren se reúnem no dia 1º de outubro, em Santa Clara do Sul. Até o momento, já são mais de 140 inscritos.
A recepção inicia por volta das 8h30 e é seguida por uma missa às 10h, celebrada por padres descendentes dos imigrantes Beuren, na Igreja Matriz São Francisco Xavier. Um almoço festivo ocorre no Salão Paroquial, ao lado da igreja, ao valor de R$ 40. Durante a tarde, o momento é de conversação.
Interessados em participar do encontro podem confirmar presença pelo whatsapp (51) 99204-3913, com Rosani Oberger, ou pelo e-mail encontrobeuren1@gmail.com.
Confira a programação
8h30 – Recepção
9h – Roda de Chimarrão
10h – Missa
12h – Almoço no Salão Paroquial
14h –Momento cultural e de conversas
17h – Encerramento
Histórico da família
Era 1845 quando Johann Adam e Elisabetha Beuren emigraram para o Brasil. Ambos nascidos na região de Hunsrück, na Alemanha, vieram ao Novo Mundo alguns anos depois do casamento, acompanhados do filho Johann Joseph, de dois anos de idade.
Conforme pesquisa de Paulo Rockenbach e Pedro Raul Mallmann, a família Beuren se estabeleceu primeiro na Imperial Colônia de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Lá, outros três filhos nasceram. Entretanto, em 1853, o patriarca Johann Adam faleceu, deixando a viúva com quatro crianças pequenas.
Em 1857, um navio com imigrantes aportou no Rio de Janeiro e Elisabetha viu a oportunidade de um recomeço, dessa vez, no sul do Brasil. Assim, em agosto daquele ano, a família Beuren chegou a Estância Mariante (Venâncio Aires). As constantes inundações motivaram uma nova mudança em 1860, quando Elisabetha e os filhos se estabeleceram na antiga Colônia de Conventos.