A Associação Esportiva e Recreativa Teresinha (Aert) sediou o primeiro encontro da família Weiss neste domingo, 10. O momento celebrou os 150 anos da imigração de Wilhelm e Agnes Weiss, que chegaram em Porto Alegre no ano de 1873, junto de seus seis filhos.
O evento reuniu cerca de 300 pessoas em um encontro singelo em Linha Teresinha, interior de Venâncio Aires. O local foi escolhido já que foi ali que a família Weiss se estabeleceu ao chegar ao Brasil.
O número de participantes foi menor do que o esperado em virtude das dificuldades que o Vale do Taquari enfrenta desde a última semana, quando uma das maiores cheias da história da região afetou milhares de pessoas. A festa, que iniciou com missa e culto ecumênicos, também arrecadou donativos e recursos para as vítimas da enchente.
Conforme a organização, o evento não foi cancelado já que muitas famílias de outros estados, como Paraná e Santa Catarina, já estavam pela região.
Um pouco de história
Wilhelm e Agnes Weiss vieram da cidade de Neudorf, na Boêmia (hoje, República Tcheca). Desembarcaram em Porto Alegre em agosto de 1873 e vieram de barco pelo Rio Taquari até o Porto de Mariante, localidade de Venâncio Aires. Junto de outros colonos, desbravaram e fundaram Vila Teresinha.
Um brasão para a família
Para homenagear os 150 anos da imigração, um brasão para a família descendente de Wilhelm e Agnes também foi elaborado. O desenho incorpora elementos da terra natal, como a jóia da bandeira de Neudorf e o leão de cauda dupla da Boêmia. Também mostra as ferramentas agrícolas da nova terra, os primeiros cultivos e também a cuia de Venâncio Aires, representando Linha Teresinha.