O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Rafael Mallmann está no Vale do Taquari e concedeu entrevista à Rádio A Hora 102.9. Ele destaca o trabalho intenso que já começou na reconstrução das áreas atingidas pela tragédia. “Estamos aqui para ajudar as equipes técnicas dos municípios a fazer os laudos de engenharia de interdição de residências, reconstrução e consertos que precisam ser feitos em prédios públicos, pontes, ruas e avenidas atingidas pela enchente”, disse.
O secretário informou ainda que os laudos de análise técnica de todos os imóveis, estradas, pontes de toda a região atingida, de Santa Tereza até Venâncio Aires, vão ser iniciados de forma emergencial, mas podem levar até 40 dias.
Equipes de engenheiros das universidades do estado devem chegar nos próximos dias para unir forças, dar suporte, para que o trabalho possa ser executado de forma ágil em todos os municípios. “A ideia é primeiro ver as residências de quem ainda está nos alojamentos para ver a possibilidade de voltar ou não para casa. Esses levantamentos são necessários e importantes para que os municípios incluam essas informações nos relatórios de pedido de recursos para a Defesa Civil Nacional e recomposição seja feita o mais rápido possível”, enfatizou Mallmann.
Possível alternativa
Mallmann destacou que durante reunião com o governador, Eduardo Leite, foram apresentadas algumas possíveis soluções emergenciais para que as famílias possam voltar o mais breve possível para casa. “São casas provisórias, com 19m², com sistema construtivo diferente, o mesmo utilizado após desastre ocorrido em São Paulo. Essa construção levaria em média 30 dias para estarem prontas. Poderia ser uma solução, mas que segue sendo estudada pela secretaria de habitação”, explicou.
Assista a entrevista na íntegra