Com exceção da EMEI Risque Rabisque e do Projeto Vida do bairro São José, todas as escolas municipais de Lajeado vão abrir as portas na segunda-feira, 11. Os postos de saúde também voltam ao funcionamento. A Farmácia Escola, que foi fortemente atingida pela enchente, vai permanecer fechada.
Os medicamentos do estado serão entregues no Centro do posto do bairro Montanha. “Vai ter algum tipo de transtorno, mas precisamos desses ajustes agora”, comenta o prefeito da cidade, Marcelo Caumo. As atividades também serão retomadas em todas as secretarias do município, com atividades mínimas para que os servidores possam ajudar nas demandas dos abrigos.
Conforme Caumo, já foi enviado o documento que solicita ao governo federal a liberação do FGTS para pessoas atingidas pela enchente. “Já recebemos recursos de R$400 mil para utilização de máquinas. Estamos tentando acelerar ao máximo todos esses processos”.
Volta para casa
Marcelo Caumo reforça que há incentivo para que as pessoas voltem para casa. Hoje, o município tem cinco pontos de acolhimento de famílias. “Não anunciamos ainda por causa da previsão do tempo. Hoje, as condições são mais favoráveis”, explica.