Hospital de campanha será montado em Roca Sales, diz General

ENTREVISTA

Hospital de campanha será montado em Roca Sales, diz General

Estrutura vem do RJ e deve ser montada na segunda-feira, 11

Por

Hospital de campanha será montado em Roca Sales, diz General
Vale do Taquari

Em entrevista à Rádio A Hora neste sábado, 9, o General Marcelo Zucco deu detalhes sobre as operações do Exércio que ocorrem no Vale do Taquari. Até o momento, são cerca de 750 militares, mas reforços devem chegar nos próximos dias. Não há previsão para o fim das operações.

Conforme o general, no domingo à noite, 10, um hospital de campanha deve chegar em Canoas, vindo do Rio de Janeiro. “A estrutura deve ser montada em Roca Sales na madrugada de segunda-feira”. O general explica que o Exército faz somente o transporte e montagem do hospital, mas a estrutura e os profissionais estão a cargo do SUS, solicitados pelo Ministério da Saúde.

O efetivo no Vale deve continuar, mas Zucco alerta para outras áreas do Estado que também enfrentam dificuldades com as cheias. “O Vale é nossa prioridade, mas temos outros municípios que necessitam de atenção”. Por enquanto, oito helicópteros atuam na região. Os resgates só ocorrem quando demandados pela Defesa Civil, que é quem mantém o controle sobre os números.

“Temos militares ajudando na limpeza das ruas e também na comunicação, em especial, em Roca Sales e Muçum”. Em Arroio do Meio, cerca de 20 barracas foram montadas para abrigar famílias, já que o município não tem mais espaço para abrigar os desalojados. “No Exército, não temos uma estrutura de alojamento grande, mas disponibiliamos barracas, que são simples, mas resolvem em um primeiro momento”.

Novas pontes para o Vale

Dois pedidos para a construção de novas pontes já foram encaminhados ao Exército. “Nós só conseguimos fazer pontes de até 60 metros. E os pedidos que chegaram do Vale superam os 100 metros. Então não temos possibilidade para isso”, explica.

Conforme Zucco, os militares estão espalhados pela região, mas há uma base principal em Lajeado. “O que a gente viu no Vale, nunca tínhamos visto antes”, destaca.

 

 

 

Acompanhe
nossas
redes sociais