Veja como ajudar as cidades afetadas

ENCHENTE

Veja como ajudar as cidades afetadas

Na Região Alta, principal necessidade são voluntários para ajudar na limpeza e na organização. Parte baixa ainda precisa de doações

Por

Atualizado quinta-feira,
07 de Setembro de 2023 às 08:39

Veja como ajudar as cidades afetadas
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A tragédia que acometeu o Vale do Taquari nesta semana comoveu pessoas no mundo inteiro. As águas devastaram, em especial, as cidades de Muçum, Roca Sales e Encantado e deixaram milhares de desabrigados. Desde quarta-feira, 6, toneladas de doações têm sido encaminhadas às cidades.

Em vídeo veiculado nesta quinta-feira, 7, o secretário de Turismo e Desenvolvimento de Encantado, Charles Rossner avisa que esses municípios já não conseguem mais receber doação de alimentos. “Estamos com excesso de alimentos, não temos onde estocar”, explica.

Por enquanto, o pedido na Região Alta é para que interessados em doar mantenham os mantimentos nas próprias casas. “O que nós precisamos por aqui são pessoas que possam ajudar a trabalhar. Temos muito entulho para ser removido e limpeza para ser feita. Também para preparar comida e servir. Precisamos de voluntários”, destaca.

Para Encantado, Roca Sales e Muçum, além da ajuda humana, as doações mais necessárias são colchões, roupas de cama e travesseiros. Também são bem-vindos itens de higiene, como papel higiênico, pasta de dente, escova de dente e fraldas.

Outras cidades que precisam de ajuda

A enchente do Rio Taquari também afetou municípios na parte baixa do Vale do Taquari. Em Arroio do Meio, há mais de 500 pessoas alojadas em ginásios. Em Lajeado, são mais de mil desabrigados. Cruzeiro do Sul também registra milhares de afetados, assim como Colinas, Estrela, Taquari.

Esses municípios também precisam de doações. Alimentos, roupas, colchões e itens de higiene, além de voluntários que possam auxiliar na limpeza e organização.

As comunidades reiteram: doações de alimentos e produtos devem ser concentradas na parte baixa (Lajeado, Arroio do Meio, Taquari, Colinas, Cruzeiro do Sul, Estrela). Voluntários para ajudar nos trabalhos podem se deslocar para a parte alta do Vale (Roca Sales, Muçum e Encantado).

Veja onde entregar as doações:

Saiba onde realizar as doações nos municípios mais afetados

Acompanhe
nossas
redes sociais