O governador do estado está em Muçum na tarde desta quinta-feira, 7, acompanhando os trabalhos de reconstrução da cidade que foi uma das mais atingidas pela enchente do Vale do Taquari, considerada a segunda maior da história da região.
Leite, durante entrevista, afirmou que os próximos dias serão difíceis, mas que todos os esforços estão direcionados para limpar e reorganizar o município, desenvolver planos, mapear casas e famílias atingidas, garantindo auxílio para famílias de baixa renda, pequenos comerciantes, empresas, movendo todos os esforços para que essas pessoas atingidas consigam se reerguer, garantindo total assistência.
O governador enfatizou também a importância das doações, que as pessoas voluntárias continuem ajudando, mas que sejam direcionadas para os pontos de coleta e evitem adentrar a cidade para que o acúmulo de pessoas não atrapalhe o trabalho de limpeza e retirada de entulhos das áreas atingidas, já que há muitas máquinas trabalhando.
O Exército Brasileiro segue com o plano de envio de mais tropas para auxiliar o trabalho na região. “Todo maquinário será disponibilizado pelo estado, especialmente, para as cidades de Muçum e Roca Salles”, garantiu Leite.
Prevenção
A tragédia ocorrida em Muçum e Roca Salles gerou alerta para as autoridades públicas, segundo o governador. “Água onde não deveria chegar, mas chegou. Precisamos prevenir e evitar novas tragédias, reforçar nossa estrutura de alerta”, disse.