As equipes técnicas da cooperativa Certel acessaram o local que afetou a Linha de Transmissão de 69 mil volts no Bairro Carneiros, em Lajeado, nesta quarta-feira, 6. Conforme comunicado, esforço está concentrado para o retorno da energia ainda hoje. Na última atualização, por volta das 15h desta quarta-feira, a cooperativa informou que, por meio de geração do Rio Forqueta, consegue suprir provisoriamente localidades atendidas pelas Subestações de Canudos do Vale e Forquetinha.
A Certel orienta aos associados para usar a energia de forma racional, a fim de que este o fornecimento se mantenha contínuo e favoreça um número maior de associados. Nesta manhã, em entrevista à Rádio A Hora, o superintendente Ilvo Persch informou que 42 mil pontos estavam sem energia. “A situação é drástica e dramática.” Acredita-se que a queda da torre tenha sido ocasionada por um grande aporte de alguma árvore na subestação de Costão para a de Bagé.
Em alguns pontos a energia foi desligada de forma proposital para evitar com que não ocorram vítima em função do fornecimento de energia. O superintendente ressalta que a torre não será reposta imediatamente, mas o retorno da energia elétrica será priorizado. “A torre a gente não vai repor nesse momento, mas o retorno da energia sim”, aponta.