A Caixa Econômica Federal informou nesta quarta-feira, 6, que vai liberar saque de até R$ R$ 6.220,00 do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade, aos trabalhadores que residem em municípios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Para isso, é necessário que o trabalhador possua saldo na conta do FGTS e não tenha feito saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses.
O Saque Calamidade do FGTS é uma modalidade em que o trabalhador tem direito a sacar o saldo da conta do FGTS por necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastre natural que tenha atingido área da residência. O valor será liberado após situação de emergência ou estado de calamidade pública for decretado pelo Estado e publicado.
De acordo com Caixa Econômica, o saque calamidade já está habilitado para algumas cidades e ressalta que está liberado para moradores de Campo Novo, Rio Grande, São José do Norte, São Sebastião do Caí, Sede Nova e Vera.
Para conferir a lista de municípios beneficiados, informações de prazos e saber como solicitar o saque, clique aqui. O pedido pode ser feito via aplicativo do FGTS ou presencialmente em uma agência da Caixa.
A liberação dos recursos às cidades depende do reconhecimento do estado de calamidade e do pedido encaminhado pelas próprias prefeituras ao banco.