“É um aprender e reaprender diário”

Abre Aspas

“É um aprender e reaprender diário”

Fabiane Becker, diretora da Escola Estadual de Educação Básica Vidal de Negreiros, fala sobre sua trajetória, a missão e os desafios à frente da instituição de ensino centenária

Por

“É um aprender e reaprender diário”
Foto: arquivo pessoal
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Como começou a sua trajetória na escola Vidal de Negreiros?

Trabalho na escola há 23 anos. Iniciei lecionando aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Também trabalhei no setor administrativo e na biblioteca. Minha formação é na área da Biologia e Magistério, com o curso normal. Me formei na Univates em 2020 e, depois disso, cursei mais duas especializações. Ocupo a direção da escola desde abril de 2022, quando aceitei o desafio para estar à frente desse espaço que me é muito querido.

Quais são os objetivos da atual gestão?

Bem atender a comunidade escolar e dar continuidade aos trabalhos que meus antecessores primavam, dentro das premissas da escola pública. Tudo isso sempre prevalecendo a questão humana, com ênfase na responsabilidade e na fraternidade, que são lemas da escola.

Qual seria a principal necessidade do Vidal neste momento?

Sendo escola pública, há muitas demandas. Vale destacar a manutenção constante do prédio, que é datado da década de 1950. Além disso, é necessária a reestruturação do laboratório de ciências e a otimização dos espaços escolares.

Como você se sente à frente de uma instituição de ensino com tanta história quanto o Vidal?

A escola Vidal tem uma relação muito forte com a comunidade. Por aqui passaram muitos estrelenses que estão fazendo a diferença nos lugares onde estão. São 103 anos dedicados à educação de muitas gerações. Por conta disso, recebemos constantes visitas de ex-alunos que vêm resgatar lembranças da época e rever o local. Me sinto muito feliz de fazer parte desta história.

O que é ser diretora de escola, na sua opinião?

É muito desafiador e repleto de responsabilidades. É um aprender e reaprender diário. Quem assume esse posto precisa estar atento a muitas coisas ao mesmo tempo. Muitas vezes é preciso lidar com o inesperado mesmo, e isso faz parte. Precisa distribuir olhares, ter escuta ativa e tomar decisões coletivas nos setores administrativo, pedagógico, com o corpo docente e com os discentes. Acompanhar as mudanças e tendências na educação e no mundo, cumprindo orientações e buscando as melhores estratégias para oferecer um ensino de qualidade. Sou grata pela confiança e parceria de toda a equipe gestora, dos professores, funcionários, alunos e pais.

Acompanhe
nossas
redes sociais