No coração do estado do Rio Grande do Sul, o Circuito de Cicloturismo Raízes Coloniais oferece aos amantes da bicicleta uma experiência rica em história, cultura e beleza natural.
Com um percurso total de quase 300 quilômetros e altimetria desafiadora superior a 5 mil metros, o roteiro passa por nove cidades, cada um com sua própria riqueza a ser explorada.
O Circuito de Cicloturismo Raízes Coloniais é uma iniciativa do Santa Cruz Bikers Club, também conhecido como Santa Ciclismo, fundado em 1993. Com mais de 150 sócios em Santa Cruz do Sul e região, o clube tem como objetivo incentivar o uso da bicicleta e promover o turismo na região.
A criação do roteiro de bicicleta surgiu a partir da pandemia de 2020, quando o grupo identificou a procura dos turistas por destinos mais próximos.
Além de incentivar a prática esportiva e contemplação da natureza, a ideia do projeto é criar um roteiro onde o visitante tenha contato com a gastronomia local e pernoite na rede hoteleira próxima. Dessa forma, incentivando aos empreendimentos regionais.
A escolha do percurso foi cuidadosamente planejada, levando em consideração o perfil do cicloturista brasileiro, priorizando estradas de terra bem conservadas que garantem a segurança dos ciclistas.
O roteiro foi planejado para ser percorrido em cinco dias. Os trechos diários têm uma média de 60 quilômetros e passam por diversas atrações e empreendimentos turísticos em cada município.
Ponto Amigo do Ciclista
Para tornar a jornada ainda mais agradável, foram criados os “Pontos Amigos do Ciclista”, locais estrategicamente posicionados ao longo do percurso. Esses pontos oferecem abastecimento de água, lanches, refeições e até mesmo hospedagem, dependendo da disponibilidade de cada empreendimento. Além disso, os ciclistas podem carimbar seus passaportes como registro de sua passagem pelo circuito. A divulgação dos serviços prestados por cada empreendimento é feita através do site oficial do circuito.
Cultura, História e Gastronomia do Vale do Rio Pardo
A região do Vale do Rio Pardo é conhecida por suas paisagens diversificadas, que vão desde planícies até relevos inclinados e altitudes superiores a 600 metros acima do nível do mar. A predominância da agricultura familiar na região é evidente, tornando-se um dos destaques do circuito.
Além das paisagens deslumbrantes, o circuito também oferece uma imersão na história da colonização portuguesa, influências da cultura africana e a presença de povos indígenas na região. As cidades ao longo do circuito oferecem uma rica mistura de culturas e tradições que podem ser exploradas pelos cicloturistas.
Sabores da Região
Os ciclistas terão a oportunidade de degustar produtos da agricultura familiar, experimentando a autenticidade das tradições culinárias locais. O cultivo de tabaco e a produção de erva-mate, ambos símbolos da região, são aspectos culturais e econômicos notáveis que os cicloturistas poderão observar ao longo do caminho.
Para percorrer o Circuito de Cicloturismo Raízes Coloniais de forma oficial, com uso do Passaporte, o cicloturista deverá virar membro de circuito. Mais informações podem ser acessadas neste site.
Cidades
Santa Cruz do Sul (partida e chegada)
Vera Cruz
Vale do Sol
Herveiras
Sinimbu
Venâncio Aires
Vale Verde
Passo do Sobrado
Rio Pardo