Cheia nos afluentes do Rio Taquari deixa ponte submersa

Rio Carreiro

Cheia nos afluentes do Rio Taquari deixa ponte submersa

Situação é crítica em Cotiporã, com acessos interrompidos e todas as travessias encobertas

Por

Atualizado segunda-feira,
04 de Setembro de 2023 às 15:59

Cheia nos afluentes do Rio Taquari deixa ponte submersa
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A cheia nos afluentes do Rio Taquari deixou a ponte sobre o Rio Carreiro, entre Nova Bassano e Serafina Corrêa, submersa. O acesso foi interrompido, com o volume de chuvas registrado nas últimas horas.

Já a ponte que dá acesso a Bento Gonçalves, por meio da Rua Bento Gonçalves, seguia com passagem liberada por volta do meio-dia. No entanto, as águas do Rio das Antas seguem em elevação.

Cheia em Cotiporã causa isolamento

A situação em Cotiporã é crítica, com os acessos interrompidos e todas as pontes encobertas devido às fortes chuvas que assolaram a região nas últimas 24 horas. Com mais de 160 milímetros de chuva nesse curto período, a cidade se encontra praticamente ilhada, sem opção de saída em direção a Dois Lajeados ou Bento Gonçalves. A única via disponível para sair de Cotiporã é por de Veranópolis.

A principal causa desse cenário é o transbordamento dos rios Carreiro e das Antas, que cortam a região. Ambos os rios estão atualmente acima do nível normal, causando o alagamento das estradas e a interrupção dos acessos.

Apesar da gravidade da situação, não foi necessário remover famílias, pois os cursos d’água afetados estão localizados em áreas interioranas, onde predominam propriedades rurais, chácaras e sítios. No entanto, a equipe municipal está em ação, com trabalho de máquinas para tentar abrir a drenagem das vias internas, especialmente em estradas de chão do interior.

A população local está sendo orientada a tomar precauções e buscar rotas alternativas por Veranópolis até que a situação seja normalizada.

Confira imagens 

 

Acompanhe
nossas
redes sociais