O governador Eduardo Leite participou, na quinta-feira, 31, do ato de assinatura do termo de ajuste para implementação do Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem) para dez indústrias, no Auditório do Governo, na 46ª Expointer. Entre elas, está a empresa de chocolates de Cruzeiro do Sul, Haenssgen.
O Fundopem é um programa coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), que consiste no financiamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incremental, oriundo da comercialização dos produtos fabricados com posterior abatimento, que pode chegar a 90%. Na parceria que é realizada entre o governo do Estado e a iniciativa privada, há uma série de condições para a concessão do benefício, como a geração de emprego e a regularidade com obrigações fiscais e ambientais.
Outras empresas contempladas ficam em Campo Bom (1), Caxias do Sul (1), Entre-Ijuís (1), Nova Boa Vista (1), Novo Hamburgo (1), São Leopoldo (1), Taquara (1), Torres (1) e Viamão (1).