Certel é habilitada a comercializar energia para todo o Brasil

MERCADO ELÉTRICO

Certel é habilitada a comercializar energia para todo o Brasil

Representantes da cooperativa palestraram sobre as vantagens em participar do mercado livre de energia na Expointer

Por

Atualizado sexta-feira,
01 de Setembro de 2023 às 17:46

Certel é habilitada a comercializar energia para todo o Brasil
Hennemann (e), Hartmann, Sechi e Paulus na saudação à plateia (Foto: Divulgação)

A cooperativa Certel participou de palestra, na manhã de quarta-feira, 30, sobre as vantagens em participar do mercado livre de energia. O evento ocorreu na Casa do Cooperativismo, junto ao espaço da Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (Ocergs), na Expointer, em Esteio. Sediada em Teutônia, a Certel é comercializadora, e disponibiliza sua energia para todo o Brasil.

Os painelistas foram o vice-presidente da Certel, Daniel Luis Sechi e o orientador comercial de energia da Coprel, Gabriel Bathú Paulus. Ambos destacaram que, a partir de janeiro de 2024, o mercado livre estará disponível para qualquer consumidor do Grupo A que tenha transformador e subestação particulares, com contrato de demanda, sendo uma pré-condição não possuir geração distribuída. Já a partir de 2026, este mercado deverá estar liberado também para consumidores de baixa tensão.

Mais liberdade

Sechi observa que o setor elétrico está possibilitando mais liberdade para os consumidores. E as Cooperativas de energia, que existem há mais de 60 anos, surgem como uma alternativa nesse sentido. Para tanto, investem na própria geração, contando com diversas hidrelétricas e usinas fotovoltaicas. “Estamos incentivando o Cooperativismo e as formas de negócios que ele nos proporciona. E agora, consumidores de todo o Brasil já podem se tornar nossos associados também. Ou seja, a distribuição, o fio, o transformador e o atendimento da distribuidora local permanecem os mesmos. Porém, a energia elétrica que passa dentro dos condutores pode ser adquirida pelo mercado livre, possibilitando uma significativa redução no custo da energia”, afirma o dirigente da Certel.

Vantagem econômica

Segundo o presidente da Certel, da Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs) e diretor da Ocergs, Erineo José Hennemann, a compra de energia pelo mercado livre é uma grande vantagem econômica, visto que estes consumidores podem optar por empresas que ofereçam a tarifa mais acessível, possibilitando redução no custo da energia. “E esta é mais uma razão que leva as Cooperativas a investirem em geração própria, limpa e renovável. Isto porque, um dos fatores de escolha para quem deseja ingressar neste mercado é o aproveitamento de uma geração de energia por fontes renováveis”, pontua.

Vantagens do mercado livre

– não incidência de bandeiras tarifárias;

– confiabilidade de suprimento;

– preço de energia igual em qualquer horário;

– competitividade de preços;

– previsibilidade orçamentária;

– Llvre negociação;

– redução de custos;

– sustentabilidade.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais