Estrelas do Conhecimento chega ao último dia de programação

EDUCAÇÃO

Estrelas do Conhecimento chega ao último dia de programação

Apresentação de trabalhos da região se destaca entre os atrativos da mostra de ciência e inovação

Por

Estrelas do Conhecimento chega ao último dia de programação
Planetário da Univates é um dos espaços de sucesso da mostra em Estrela (Foto: Divulgação)

A “Feira Educacional de Inovação, Ciência e Tecnologia – Estrelas do Conhecimento” chega ao último dia de programação. Promovida pelo governo de Estrela, a mostra conta com uma série de atividades científicas, culturais e também de lazer. Ações fruto do aprimoramento do sucesso da edição de 2022, quando já levou 12 mil pessoas ao porto.

Entre os destaques está a mostra de trabalhos. Ao todo, 120 projetos, divididos em duas categorias. Focados nas montagens dos estandes, alunos de diversas cidades da região apresentam ao público iniciativas que possam contribuir para uma sociedade melhor.

Espaços de sucesso no ano passado, como o Planetário da Univates também estão presentes. Além do projeto de extensão, a universidade está com diversas outras atrações no evento: o Museu de Ciências (MCN); o projeto Baja; os projetos de extensão Naturalista por um dia; e Robótica; e os cursos Crie.

No caso do MCN, o espaço tem diferentes atrações. O público pode conferir a exposição “O Mundo rastejante das Serpentes”, com serpentes peçonhentas e não peçonhentas, materiais didáticos mostrando a diferença das dentições e também ecdise de um espécime que o público para tocar; animais taxidermizados; lupas para visualização de diversos animais; pelagens de animais, para experimentação sensorial; caixas que simulam uma escavações paleontológicas e arqueológicas; e a exposição “Ocupação no tempo e espaço”, com maquetes dos povos guaranis, povos subterrâneos e sambaquis.

Etapas

No que tange à mostra dos projetos de pesquisa, a grande base para a realização da feira, são dois os momentos. A Municipal é restrita aos 60 trabalhos selecionados na etapa realizada entre as escolas de Estrela, quando 380 projetos de pesquisa foram apresentados a uma comissão avaliadora, sendo 60 finalistas selecionados. Já a Regional, a grande novidade do ano, contará com outros 60 projetos de estudos selecionados entre diversos municípios do Vale do Taquari.

Estrelinhas do Conhecimento

A estrutura deste ano tem uma ala voltada para a chamada Educação Infantil. No espaço Estrelinhas, as crianças apresentarão os trabalhos desenvolvidos em suas escolas. Também através de apoiadores como o Sebrae, são oferecidas diversas atividades, brincadeiras e interações que venham a desenvolver o interesse das crianças pela pesquisa e os estudos.

Foto: Divulgação

Palco Cultural

Para o Palco Cultural, outra novidade da atual edição, ocorrem diversas apresentações ao longo do dia, tendo como foco a expressão e valorização artística, além de eventos com caráter educacional. Além de palestras, tendo entre outros temas a Educação Financeira, estão programadas apresentações teatrais, de dança, pinturas e outras durante os quatro dias, a maioria com a participação de estudantes.

Acompanhe
nossas
redes sociais