O Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat/RS) confirmou em coletiva de imprensa, na tarde desta terça-feira, 29, durante a 46ª Expointer, a oferta de 40 vagas na 1ª Escola Técnica Laticinista gaúcha, localizada em Estrela. A proposta faz parte do processo de implantação da instituição.
A iniciativa é voltada para profissionais das indústrias e agroindústrias e contará com 12 horas/aula, divididas entre presenciais e on-line. A formação será oferecida pela Univates, instituição parceira do sindicato e da prefeitura de Estrela, no Vale do Taquari, mentora da iniciativa da Escola Técnica Laticinista.
A criação da escola é apoiada por entidades e instituições que devem subscrever, até o fim da 46ª Expointer, um protocolo para pactuar o interesse na formação. Atualmente, a estrutura acadêmica está em análise pelo Conselho Estadual da Educação, devendo vencer as etapas burocráticas até o fim deste ano.
No horizonte futuro, por meio de cursos de nível técnico, deverá, além de incentivar a formação de mão de obra qualificada para as indústrias, promover a implantação de novas modalidades industriais, a criação de negócios derivados do leite e a formatação de novas concepções de negócios digitais, como startups.