Para conhecer a rotina administrativa de diferentes segmentos, os estudantes do projeto Rumo visitaram ontem, 28, o Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat). As visitas fazem parte do cronograma de atividades que já contemplou organizações como Diamond, Univates e a Ceiteq.
Conforme o coordenador do projeto e comunicador do Grupo A Hora, Fabiano Conte, o objetivo é unir a teoria à prática. “Durante as aulas conversamos sobre as aptidões necessárias para o jovem que está ingressando no mercado de trabalho, como organização e liderança. Nas visitas às empresas, se confirma tudo isso”, comenta.
No Ceat, os estudantes tiveram oportunidade de conversar com o diretor geral da instituição, Rodrigo Ulrich. Durante o encontro, o gestor apresentou o interior da escola ao mesmo tempo em que compartilhou como funciona a rotina da instituição.
Além do ensino infantil, fundamental e médio, a escola também abrange a área da saúde, e oferece Curso Técnico de Enfermagem. Essa foi a área escolhida pelo diretor para receber os participantes do projeto.
Ulrich esclarece a escolha da área para a experiência. “Escolhemos a saúde porque é um espaço onde se vivenciam coisas que transcendem a profissão. Perpassa a vida do cidadão em diferentes áreas. Por outro lado, também é uma chance deles conhecerem o que se faz num curso técnico de enfermagem”, destaca o diretor.
Os estudantes participaram da palestra que abordou os princípios de primeiros socorros, conduzida pela coordenadora do curso técnico, Patricia Miotto. Na conversa, Patrícia não só compartilhou conhecimento, mas também demonstrou cuidados primários em situações de emergência.
Sob a orientação da coordenadora e das alunas do curso, Janaini Moller e Taiana Kunz, os alunos desenvolveram atividades onde puderam desenvolver, na prática, as instruções passadas pelas profissionais.
O momento proporcionou aos estudantes não somente a capacidade de atuar em situações de urgência, mas também orientação para as futuras trajetórias profissionais, destaca Danielle Vitória, 17, participante do projeto. “As aulas agregam muito. Porque temos contato direto com o mercado de trabalho em diferentes áreas. Logo mais vou fazer um curso técnico ou faculdade, então as visitas nos ajudam a pensar no que vamos escolher”, reforça.
Todas as empresas que recebem a visita dos estudantes do Rumo são parceiros do projeto. Já na reta final do projeto, as últimas visitas devem ocorrer nas próximas segunda-feiras.
Iniciativas do projeto
Dezembro de 2021 até março de 2022: Grupo A Hora aplica a pesquisa “RUMO, o futuro da mão de obra no Vale”, que envolveu o ambiente empresarial e estudantil, para analisar as necessidades entre demanda e oferta. Mais de 600 estudantes do ensino médio e 200 empresários do Vale foram consultados.
3 de maio de 2022: É apresentado os resultados da pesquisa em um caderno especial divulgado junto ao jornal diário. Além disso, todo o estudo foi apresentado em um seminário ocorrido no Ceat em abril.
Julho de 2022: Ocorre a reunião com a presença de líderes de entidades, empreendedores, representantes de instituições de ensino, prefeitura do município a reunião que consolidou o projeto e esclareceu os objetivos.
9 de maio de 2023: 20 alunos da rede estadual de ensino foram escolhidos para integrar ao programa, contemplando 11 de Estrela e nove de Lajeado. O marco inicial ocorreu na sede do A Hora, num encontro entre os participantes e o coordenador do projeto e comunicador/professor responsável, Fabiano Conte.
Até o momento: Os estudantes já tiveram a oportunidade de conhecer diversos setores da região, com visitas às empresas e instituições. Além das aulas semanais na faculdade La Salle, em Estrela, o programa inclui interações com representantes de entidades locais, que desempenham um papel de contribuição na formação dos futuros profissionais.