Expointer confirma mais de 30 agroindústrias e 10 empresas do Vale

46ª EDIÇÃO

Expointer confirma mais de 30 agroindústrias e 10 empresas do Vale

Região também possui um espaço dedicado à promoção do turismo e do setor primário local

Por

Expointer confirma mais de 30 agroindústrias e 10 empresas do Vale
Foto: Divulgação
Estado

Os mais de 200 mil visitantes da 46ª Expointer no primeiro fim de semana puderam prestigiar um espaço inédito dedicado ao Vale do Taquari. Chamado de “Casa dos Vales”, o local marca a presença da região na feira que espera receber mais de 800 mil visitantes até o dia 3 de setembro e movimentar R$ 7 bilhões em negócios.

A “Casa dos Vales” é organizada pela Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e Associação de Municípios do Alto Taquari (Amat). Seu objetivo é posicionar a região como referência no setor primário e no turismo.

“A ideia é que os prefeitos e qualquer visitante se sinta em casa, por isso o nome. Ter uma referência lá, para que o estado nos veja e nos reconheça como região turística”, enfatiza o presidente da Amturvales, Charles Rossner. A movimentação do primeiro fim de semana indica que os próximos dias serão intensos.

A partir de hoje, 28, a Casa dos Vales apresentará regiões turísticas, como a Rota da Erva Mate, o Caminho da Felicidade, o Cristo Protetor, a Rota Germânica e as Delícias da Colônia. Também ocorrerá um encontro entre os secretários de turismo do estado, e na quarta-feira, haverá o encontro da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). A Amturvales oferecerá café colonial aos prefeitos participantes.

Visibilidade

A Expointer, evento voltado para a agropecuária, com destaque nacional e internacional, conta, neste ano, com 372 expositores da agroindústria, sendo que cerca de 30 deles são da região. Além disso, pelo menos 10 empresas do Vale também participam da feira. Entre elas está a Disim, especializada em soluções em automação elétrica e energia fotovoltaica, que está participando da feira pela primeira vez.

Para se destacar, a empresa de Arroio do Meio levou para a Expointer seus diferenciais. “Além da abordagem especial, oferecemos também soluções que o mercado tradicional não possui, como as soluções para a indústria 4.0”, afirma o proprietário Diego Simonetti. O que tem chamado a atenção dos empresários é a diversidade do público, que inclui também pessoas de outros países, como o Uruguai.

Simonetti acredita que a participação trará resultados positivos para a empresa, que tem fechado bons negócios. “Durante a semana, o público é mais seletivo, composto por pessoas que trabalham com agro. Este é um público com o qual trabalhamos há muito tempo e conhecemos bem”, comenta.

Dos seis cavalos que Diego Girelli inscreveu para a exposição da Expointer, dois foram inscritos em nome do filho, Augusto, de apenas quatro anos. “Ele é o criador e expositor mais jovem da raça Quarto de Milha”, conta Girelli.

O advogado de Arroio do Meio participa da feira há 10 anos, sempre com cavalos da raça Quarto de Milha. Na quinta-feira, 31, Diego e Augusto participarão de uma prova em que a beleza e conformação dos animais são avaliadas. No ano passado, Girelli conquistou o prêmio.

“Apesar de ser extremamente cansativo, é sempre muito importante representar minha cidade e região. É uma oportunidade de mostrarmos a qualidade do que é produzido aqui no Vale do Taquari”, enfatiza. Além de suas atividades como advogado, Girelli também vende sêmen da raça Quarto de Milha para todo o Brasil.

Ao vivo da Expointer

Na quarta-feira, 30, e quinta-feira, 31, o programa Frente e Verso da Rádio A Hora 102.9 será apresentado diretamente da Expointer. No primeiro dia, a transmissão será feita na “Casa dos Vales” e no dia seguinte no estande da Disim.

Sobre a feira

  • Ocorre até 3 de setembro
  • Expectativa de 800 mil visitantes
  • Expectativa de R$ 7 bilhões em negócios.
  • 1,5 mil expositores
  • Mais de 30 agroindústrias e pelo menos 10 empresas da região.

Acompanhe
nossas
redes sociais