Um grupo da Igreja Adventista do Sétimo Dia se reuniu, na manhã deste sábado, 26, pelas sinaleiras de Lajeado, em especial no bairro São Cristóvão, em uma ação de conscientização e solidariedade a quem sofre algum tipo de abuso. A iniciativa faz parte do projeto “Quebrando o Silêncio”, que também terá programação especial no dia 7 de setembro.
De acordo com uma das participantes da ação, Sandra Regina Vaz, a atividade é feita em todas as comunidades da América Latina, uma vez por ano, sempre no último sábado de agosto. “Nosso objetivo é alertar a comunidade, com a distribuição de materiais relativos a esse assunto”.
Uma das organizadoras da ação, a empresária Maristela Etgeton diz que a ideia é coibir qualquer tipo de abuso. “Muitas pessoas não têm essa oportunidade de abrir os olhos e ver que precisa de ajuda. É uma gotinha no oceano, mas que vai fazer a diferença lá na frente”, destaca.
Programação especial
Uma carreata em prol do fim da violência também ocorre no feriado de 7 de setembro. A partida será da Rodoviária de Estrela, com um percurso que se estende até o Parque Princesa do Vale, em Estrela. A programação, denominada “Quebrando o Silêncio”, é organizada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. A organização também solicita aos participantes a doação de um quilo de alimento não perecível.
No Parque Princesa do Vale, haverá uma programação com brinquedos infláveis para as crianças, uma feira de saúde, grupos musicais e corais. A carreata ocorre anualmente e tem como objetivo conscientizar a comunidade sobre a violência física, psicológica, sexual e mental. Também são abordados o combate ao bullying e aos maus-tratos na maternidade. O projeto tem o apoio da Corrente do Bem, ligado à Britagem Cascalheira.